Atividades

Lançamento de dois livros relacionados a maio de 1968

1968: Reflexos e Reflexões e Maio de 68 e suas Repercussões

Voltar para o início 1968: Reflexos e Reflexões e Maio de 68 e suas Repercussões

Programa

1968: Reflexos e reflexões (Edições Sesc)
Autores: Daniel Aarão Reis, Fernanda Barbara, Fernanda Pequeno, Ismail Xavier, Larissa Jacheta Riberti, Marcos Napolitano, Olgária Matos, Osvaldo Coggiola, Rosangela Patriota, Walnice Nogueira Galvão e Zuenir Ventura.

Em maio de 2018, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo propôs a professores e pesquisadores uma reflexão sobre o histórico 1968, considerado "o ano que não terminou". Desse encontro surge esta coletânea de textos, que reúne algumas das falas de testemunhas oculares e jovens pesquisadores, entre eles Zuenir Ventura, Osvaldo Coggiola, Fernanda Barbara e Walnice Nogueira Galvão, que discorrem sobre as implicações políticas, sociais e culturais que fazem desse momento o marco de um novo tempo da história humana.

Maio de 68 e suas repercussões (Edições Sesc)
Autora: Kristin Ross

Em Maio de 68 e suas repercussões, a historiadora americana Kristin Ross desenvolve uma investigação rigorosa sobre os eventos de 1968 em Paris e o processo de construção e desconstrução de sua historiografia. Colocando a memória social em perspectiva, a autora examina as tentativas de instrumentalização do movimento, a capacidade de resistência da memória coletiva, a manipulação de lembranças e as sucessivas tentativas de sedimentar e monopolizar as imagens dos eventos ocorridos naquele ano.

Com Alípio Freire.

Mediação: Danilo Cymrot.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação Edições Sesc)

Palestrantes

Alípio Freire

Alípio Freire

Jornalista, escritor e artista plástico. Foi militante da Ala Vermelha, grupo dissidente do PC do B, que combateu a ditadura militar por meio da luta armada. Escreveu vários livros, entre eles, "Estação Paraíso" e "Estação Liberdade" e em 2013 lançou seu primeiro documentário, "1964 - Um golpe contra o Brasil".
(Foto: Acervo Pessoal)

Danilo Cymrot

Danilo Cymrot

Doutor em Direito pela USP, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, autor de "O funk na batida: baile, rua e parlamento" (Edições Sesc, 2022), finalista do Prêmio Jabuti 2023.
(Foto: Rodrigo Veneziano)

Data

31/10/2018 a 31/10/2018

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora