Atividades

A utilização da lei por instituições e projetos culturais

A lei de licitações no mundo da cultura

Voltar para o início A lei de licitações no mundo da cultura

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
Em vigor há 23 anos, a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, estabelece regras para a contratação de fornecedores e prestadores de serviço por parte das administrações públicas.

O processo de licitação dá aos diversos fornecedores a oportunidade de apresentarem ofertas, o que favorece a igualdade de tratamento entre os fornecedores e a concorrência entre as propostas. Por outro lado, o procedimento garante a transparência e a publicidade do procedimento, bem como a seleção da proposta "mais vantajosa": aquela melhor e mais barata.

Mas a lei não resolve todas as questões relacionadas à contratação de serviços por parte da administração pública. A questão é especialmente dramática no caso da gestão cultural, cujo dever é o de promover o acesso à cultura aos cidadãos. Como fazer quando as instituições culturais públicas (como órgãos, autarquias e fundações) necessitam contratar algum serviço que envolve algum notório saber, cuja lógica é distinta da oferta "mais vantajosa"?

A aula vai discutir estas e outras questões específicas à utilização da lei pelo campo da cultura.

Para consultar a lei na íntegra, clique aqui.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Marcos Lacerda

Marcos Lacerda

Mestre e doutor em sociologia (IESP/UERJ). É Diretor do Centro de Música da Funarte/Minc.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/11/2016 a 16/11/2016

Dias e Horários

Quarta, 16h às 18h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora