Atividades

Os fundamentos da Mímica Clássica, Moderna e Contemporânea, esta última também chamada de Teatro Físico e as suas relações com o cenário teatral brasileiro.

A linguagem do corpo e das emoções na mímica total

Voltar para o início A linguagem do corpo e das emoções na mímica total

Programa

O curso tem como objetivo apresentar os conceitos e a história da arte da Mímica e do Teatro Físico, sob o olhar da Mímica Total, que entende a mímica como ato de corporificação da vida, integrando pensamento, corpo e voz. Será feito um mapeamento da evolução das práticas, das técnicas e do pensamento dessa arte, que contempla o surgimento do ator-criador (autor/ator, criador/obra) e do corpo como o próprio pensamento (corpo pensante). 

Também serão analisadas algumas questões como a comunicação verbal e a não verbal, a anatomia expressiva e a comunicação do corpo e das emoções, a fim de potencializar a percepção dos participantes à expressão na arte e na vida.


(Foto: Lívia Simardi)

Inscrições a partir do dia 23/02, às 14h.

Palestrantes

Luis Louis

Luis Louis

Ator, diretor e dramaturgo, com notório saber e mestrado pela PUC-SP. Especializou-se em Mímica e Teatro Físico na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre, na Inglaterra. Foi professor de mímica no Royal National Theatre e na The School of the Science of Acting, em Londres. Autor do livro "A Mímica Total" (2014).
(Foto: Lene Bastos)

Bibliografia

BARBA, EUGENIO e SAVARESE, NICOLA. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Ed. Unicamp/Hucitec, 1995.

BURNIER, LUÍS OTÁVIO. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.

CALLERY, DYMPHNA. Through the Body: A Practical Guide to Physical Theatre. London: Nick Hern Books Limited, 2001.

COHEN, RENATO. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DAMÁSIO, ANTÔNIO R. O Erro de Descartes. Emoção, Razão e Cérebro Humano. Trad. Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

______________________. O Mistério da Consciência. Trad. Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DECROUX, ETIENNE. Words on Mime. Claremont, California: Mime Journal, 1985. 

DENNIS, ANNE. The Articulate Body. Drama Book Publishers, New York, 1995.

DELEUZE, GILLES e GUATTARI, FELIX. O que é Filosofia. Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

EKMAN, PAUL, A Linguagem do Corpo e das Emoções.Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Lua de Papel, 2011.

GREINER, CHRISTINE. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

LAKOFF, GEORGE e JOHNSON, MARK. Metáforas da Vida Cotidiana. Coordenação da Trad. Mara Sophia Zanotto. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Educ, 2002.

LEABHART, THOMAS. Modern Mime and Post Modern Mime. London: Macmillan Education Ltd., 1989.

LECOQ, JACQUES. O Corpo Poético. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

LOUIS, LUIS. A Mímica Total. São Paulo: Editora Giostri, 2014.

Data

03/03/2015 a 12/03/2015

Dias e Horários

Terças e quintas, 19h às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira