Atividades

Debate do Ciclo “As transformações do mercado fonográfico”.

A reedição de álbuns clássicos em CD

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Programa

Desde o início da era do CD, no final dos anos 1980, até o declínio mais concreto da indústria fonográfica nos anos 2000, as grandes gravadoras instaladas no país não olhavam para os próprios acervos com interesse comercial. O mercado de lançamentos estava aquecido. Discos de novos artistas formatados nos moldes do gênero musical da estação (como o sertanejo, o axé, o pagode etc) vendiam milhões de cópias e davam muito lucro. Eram, portanto, o foco do investimento. Na outra ponta, projetos de reedição de álbuns clássicos eram raros e tímidos. Com isso, praticamente toda a discografia brasileira produzida no século passado ficava esquecida nos porões dessas empresas. E o público a perdia de vista. Hoje, o cenário é o oposto. E projetos de reedição do acervo de uma gravadora podem render tanto ou mais do que seus artistas de catálogo. Um dos pioneiros na produção de reedições de álbuns clássicos da MPB, o pesquisador Marcelo Fróes conta ao jornalista Marcus Preto o caminho percorrido entre seus primeiros trabalhos nessa área, nos anos 1990, e a criação da gravadora Discobertas, que lança dezenas de títulos por ano. Na conversa, os dois dissecam a tese de que tais relançamentos são responsáveis pelos melhores caminhos que a nova música brasileira segue atualmente, já que a reedição dessa discografia clássica possibilitou que a mesma, em pouco tempo, voltasse a ser forte influência para quem faz música hoje.

*O debate integra o Ciclo “As transformações do mercado fonográfico”, que discute as estratégias do mercado fonográfico, a transformação do CD em suporte da memória da MPB e artigo de colecionador, bem como a redescoberta e revalorização do vinil pelas novas gerações.
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto: Divulgação / Selo Discobertas)

Palestrantes

Marcus Preto

Marcus Preto

Jornalista e produtor musical. Trabalhou para revistas como "Rolling Stone", "Bravo!", "MTV", "Época" e "Trip". Foi crítico e repórter musical da "Folha de S.Paulo" e criou o percursor Música de Bolso, site que publicou quase 400 vídeos inéditos de artistas brasileiros tocando em lugares inusitados. Fez direção artística do álbum "Coitadinha Bem Feito", em que novos nomes da música brasileira interpretam canções de Ângela Ro Ro, e do "Tribunal do Feicebuqui", recente trabalho de Tom Zé, e foi diretor artístico de Gal.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Fróes

Marcelo Fróes

Produtor e pesquisador musical carioca. Criador do selo Discobertas, responsável pela reedição de dezenas de discos originais de artistas da MPB, como Beth Carvalho e Jacson do Pandeiro, além de CDs pontuais de músicos como Renato Russo, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Milton Nascimento. É também sócio da Sonora Editora, voltada exclusivamente para livros musicais.

Data

15/09/2014 a 15/09/2014

Dias e Horários

Segunda, 19h45 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira

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