Atividades

os refugiados do nazi-fascismo no Paraná

A Travessia da Terra Vermelha

Voltar para o início A Travessia da Terra Vermelha

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Rolândia revelou-se um oásis cultural em pleno interior do Brasil. A comunidade de Rolândia, no estado do Paraná, serviu de refúgio para 80 famílias de origem judaica perseguidas pelo nazi-fascismo durante as décadas de 30 e 40 do século passado.

Os refugiados judeus trouxeram com eles acervos de valor inestimável, com bibliotecas inteiras, livros raros, obras de arte, instrumentos musicais e um vasto conhecimento: eram cientistas, botânicos, agrônomos, médicos, cantores líricos, professores de canto e de música, juristas e, entre eles, um ex-ministro e um ex-deputado da República de Weimar.

Do Mar Vermelho à Terra Vermelha milhares de anos se passaram, mas o significado da Travessia é o mesmo: o retrato da resistência, da fé e das utopias.



As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: Capa do livro "A travessia da Terra Vermelha", de Lucius de Mello)

Palestrantes

Lucius de Mello

Lucius de Mello

Mestre em Letras pela USP. Pesquisador do LEER e ARQSHOAH/USP. Jornalista, roteirista e editor do programa Domingo Espetacular da TV Record. Autor do livro “Eny e o grande bordel brasileiro” da Ed. Planeta. Finalista do Prêmio Jabuti em 2003 na categoria melhor reportagem/biografia.(Foto: Acervo Pessoal)

Data

30/01/2017 a 30/01/2017

Dias e Horários

Segunda, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora