Atividades

Ação educativa, mediação em artes visuais, exposições.

Ação educativa para as exposições no Sesc SP

Voltar para o início Ação educativa para as exposições no Sesc SP

Programa

O pressuposto educativo está no cerne dos diversos programas desenvolvidos pelo Sesc, que materializa na sua ação, com vistas à transformação social, experiências significativas aos diversos públicos, na sua variada gama de faixas etárias e estratos sociais. Com base nesse desígnio, a ação educativa desenvolvida em face das exposições em cartaz nas unidades do regional São Paulo, assim como os demais programas, valoriza os indivíduos na medida em que tem como valores o acolhimento, a sociabilidade, a afetividade, o respeito à alteridade e a autonomia.

Nos últimos anos, o Sesc em São Paulo tem intensificado as ações na área de artes visuais, com a sistematização do programa de exposições, com a variedade no oferecimento de cursos e oficinas, a ampliação do seu acervo de obras de arte, além de outras ações que buscam o arejamento e inovação da linguagem. Integrado a essa nova realidade, os projetos de mediação também têm crescido e se tornado elementos potentes para a formação de um olhar amplo e sensível para a arte.

Com base nesse contexto, o Centro de Pesquisa e Formação, oferece neste momento, este encontro sobre mediação em exposições, que será dividido em três etapas, abordando os diversos aspectos dessa ação. Na primeira, a ideia é aprofundarmos as questões conceituais que tangem a educação não formal em museus e centros culturais, com enfoque para o trabalho desenvolvido pelo Sesc em São Paulo, bem como contextualizar as especificidades da instituição e suas diversas possibilidades de atuação. Na segunda, detalharemos as etapas de concepção e desenvolvimento desse trabalho, passando por questões logísticas e desdobramentos possíveis. Por fim, a terceira etapa prevê uma atividade prática para complementação dos conteúdos discutidos.

Para o Sesc, abraçar projetos dessa natureza, é se lançar também ao desafio de discutir essas questões, com a convicção de que os embates de ideias serão sempre necessários para o fortalecimento de uma sociedade mais crítica e sensível.

No dia 26/09, haverá uma visita à uma exposição do Sesc em São Paulo.

(Foto: Kelly Teixeira)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Kelly Teixeira

Kelly Teixeira

Artista e educadora, graduada em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes de SP, pós-graduada em "Fundamentos da Cultura e das Artes" pela UNESP. Coordena a área de Ação Educativa, pela Gerência de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc SP.
(Foto: Acervo Sesc)

Juraci de Souza

Juraci de Souza

Graduado em Comunicação Social pela PUC-SP, com especialização em Estudos de Museu de Arte (MAC/USP). Atua no núcleo Socioeducativo do Sesc Belenzinho. (Foto: Renata Dantas)

Data

23/09/2015 a 26/09/2015

Dias e Horários

Quarta a Sexta, 19h30 às 21h30; Sábado, 10h às 13h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora