Programa
Buscamos refletir neste encontro como os modos de produção e processos de criação de um coletivo teatral que, ao se instalar e residir em uma determinada comunidade, estabelece relações de trocas simbólicas com os moradores, criando ali uma cultura teatral. Os processos desenvolvidos pelo Estopô Balaio se explicitam nesta relação com a cidade, apropriando-se do espaço da rua como espaço performativo e de representação. Nos procedimentos propostos pelo coletivo evidenciam-se não apenas a questão antropológica do artista-cidadão, ou o diálogo entre privado e público, mas uma dimensão simbólica que passa a ser ativada. A tomada das ruas pelas ações artísticas em sua multiplicidade transforma atores profissionais, amadores e espectadores em aprendizes de um modo de se fazer teatro que nasce da experiência única desses encontros. Pensaremos no potencial de práticas poéticas que se colocam em relação direta com o entorno e sua história tem de reconfigurar o mapa do sensível, colocando em risco a distribuição dos papéis, dos ritmos de reprodução e submissão e dos territórios.
O Estopô Balaio é um coletivo de artistas formado há cinco anos na cidade de São Paulo que conta em sua maioria com a participação de artistas migrantes. Desde 2011, o Coletivo desenvolve uma ocupação no Jardim Romano, bairro do extremo leste paulistano, através de um processo investigativo das realidades sociais dos moradores a partir de suas experiências com as águas das enchentes que assolaram suas vidas durante dez anos.
*No dia 06/12, haverá vivência no projeto “A cidade dos rios invisíveis.” O ponto de encontro será na estação Brás da CPTM.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de novembro, às 14h, pela Internet ou na unidades do Sesc em São Paulo.
(Foto principal: Ramilla Souza)
Palestrantes
Bibliografia
CABALLERO, Ileana Dièguez. Cenários liminares: teatralidades, performance e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CORNAGO, Óscar. “Biodrama: sobre el teatro de la vida y la vida del teatro”, Latin American Theater Review (Kansas University) 39.1 (Fall 2005), pp.5-27.
DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. Lisboa: Editora 34, 2005.
_________________. O Espectador Emancipado.São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Data
05/12/2014 a 08/12/2014
Dias e Horários
Segunda e sexta, 19h30 às 21h30. Sábado, 14h às 17h.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
Valores
R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira
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