Atividades

Reflexão sobre o Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc em São Paulo.

Ações socioculturais: caminho para a transformação

Voltar para o início Ações socioculturais: caminho para a transformação

Programa

Na contemporaneidade, ainda que a velhice tenha alcançado maior visibilidade, prevalece no imaginário social uma visão preconceituosa e estigmatizada desta fase da vida como um período de perdas e carências. Refletir sobre o envelhecimento é pensar em um processo que incorpora múltiplos fatores. Faz-se necessário uma interpretação crítica dos processos sociais vigentes visando identificar os movimentos contraditórios existentes, assim como os avanços, dilemas, e desafios que caracterizam essa realidade. 

Neste sentido, entendemos o exercício pleno da cidadania como ação relevante que possibilita o longeviver com qualidade de vida e dignidade humana. Esses valores podem se viabilizar por meio de ações socioculturais que se constituem em espaços para encontros, aprendizados, criação de laços afetivos, sentimento de pertencimento e identidade com um grupo. As propostas e atividades vivenciadas por pessoas idosas em ações socioculturais possibilitam ao velho o desejo de reinventar-se, de envolver-se com novas experiências. Todos os participantes no processo, particularmente, especialistas e profissionais da área, têm papel fundamental como agentes propiciadores de práticas interativas que estimulam a ressignificação do cotidiano da pessoa idosa e sua autotransformação nos contextos em que vivem.  

O Programa Trabalho Social com Idosos, do Sesc São Paulo, pioneiro em suas ações voltadas ao cidadão idoso foi, desde sua criação, e continua sendo referência nesse tipo de atividade. Pautado por ações de educação não formal, em áreas diversas, com objetivo de incentivar a valorização social e política da pessoa idosa, no contexto sociocultural da atualidade, completou 50 anos em 2013
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto: Ed Figueiredo)
 

Palestrantes

Lilia Ladislau

Lilia Ladislau

Socióloga, especialista em Recreação e Lazer (Unicamp) e em Gerontologia pela Universidade de Barcelona. Gerente Adjunta de Estudos e Programas da Terceira Idade do Sesc São Paulo.

Celina Dias Azevedo

Celina Dias Azevedo

Mestre em Gerontologia e doutoranda do Programa de Ciências Sociais (PUC/SP). Assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do Sesc São Paulo. Coordenadora editorial da revista A Terceira Idade: estudos sobre envelhecimento. 

Data

17/09/2014 a 18/09/2014

Dias e Horários

Quarta e quinta, 10h às 13h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora