Atividades

Cantar, dançar e suspender o céu, pelo encantamento da vida.

Ailton Krenak, as utopias que vêm das tradições orais

Voltar para o início Ailton Krenak, as utopias que vêm das tradições orais

Programa

Ailton Krenak nasceu no Vale do Rio Doce (MG), no povo dos Krenak. Com 17 anos migrou com seus parentes para o Paraná. Alfabetizou-se aos 18 anos, tornando-se a seguir produtor gráfico e jornalista. Na década de 1980 passou a se dedicar exclusivamente à articulação do movimento indígena. Em 1987, no contexto das discussões da Assembleia Constituinte, foi autor de um gesto marcante, captado pela imprensa e que comoveu a opinião pública: pintou o rosto de preto com pasta de jenipapo enquanto discursava no plenário do Congresso Nacional, em sinal de luto pelo retrocesso na tramitação dos direitos indígenas. Nos últimos anos, recolheu-se de volta à Minas Gerais e mais perto do seu povo. Atualmente, está no Núcleo de Cultura Indígena, ONG idealizada por ele e localizada na Serra do Cipó (MG).  Neste encontro Ailton compartilha com o público as histórias que viveu, refletindo sobre a experiência indígena no mundo contemporâneo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Ailton Krenak

Ailton Krenak

Ativista indígena da etnia Krenak, fundou a União das Nações Indígenas e o movimento Aliança dos Povos da Floresta. Dirige o Núcleo de Cultura Indígena. Professor Doutor Honoris Causa pela UFJF onde leciona disciplinas. É Jornalista, escritor e pesquisador.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/10/2015 a 15/10/2015

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora