Atividades

Os olhares da arquitetura moderna brasileira sobre museus.

Arquitetura de Museus: Lina, Niemeyer e Reidy

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Ciclo dedicado à reflexão sobre os projetos de arquitetura de museus desenvolvidos por três importantes nomes da arquitetura moderna brasileira: Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy. 

18/05 - O Construtivismo Cívico do MAM-Rio de Affonso Eduardo Reidy

Tendo em vista que os principais patrocinadores da fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro terem sido, em sua maioria, grandes empresários do ramo das comunicações, do setor bancário e da indústria, tal iniciativa ganha singular relevo cultural e histórico ao se contrapor às iniciativas do modernismo oficial e estatal, até então vigentes na capital federal.

Em princípio, a elite carioca procurava se distanciar do patriarcalismo estatal e retórico do período anterior (Era Vargas), em favor de uma identidade moderna, cosmopolita, industrial e autônoma. O que em termos estéticos configuraria uma espécie de construtivismo liberal cívico que apostava na função cultural e pedagógica da Arte Moderna, cujo museu seria a antítese do mausoléu aristocrático ou de cunho nacionalista, segundo o modelo do Museu Nacional de Belas Artes ou do Museu Histórico Nacional.

O MAM-Rio seria o espaço da produção, não do resguardo, da propulsão e propagação da arte de seu tempo, da reaproximação entre arte e seu público cosmopolita e educado. Um espaço de acolhimento e irradiação, estruturado e independente, um espaço do plano livre, tal seria o conceito arquitetônico para realizar o moderno do museu. Reidy realiza no MAM a arquitetura da planta livre e da estrutura independente de inspiração corbuserianas, mas com sentido construtivista, ou seja, integrado ao ideário do Projeto Construtivo das Artes. 

Com João Masao Kamita, doutor em arquitetura e professor da PUC-RJ.  


25/05 - Lina Bo Bardi: colecionismo, arquitetura e museologia.

O centenário de nascimento da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, aliado às recentes mudanças nos modos de expor do Museu de Arte de São Paulo, trouxeram ao debate suas eleições quanto ao trato dos espaços museológicos. Pretende-se abordar tais questões a partir dos eixos: o debate museológico da Itália, especialmente Milão, no pós-guerra; o MASP em suas duas versões, na rua 7 de abril e em sua sede definitiva na Avenida Paulista; o Museu de Arte Moderna da Bahia e seu desdobramento, o Museu de Arte Popular instalado brevemente no Solar do Unhão.

Em todos os casos, a articulação entre política, arquitetura, cidade, modos de expor, coleções, arte consagrada e cultura popular. Temas amarrados por vezes de modo surpreendente por Lina Bo Bardi, em museus que conferem forte identidade artística tanto a São Paulo quanto a Salvador.

Com Silvana Rubino, doutora em ciências sociais e professora da UNICAMP.  


01/06 - A forma e o caráter simbólico da função no MAC-Niterói e no Museu Oscar Niemeyer.

Os projetos de Oscar Niemeyer para o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e para o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba revelam a presença de um mesmo procedimento projetual, que pode ser percebido não apenas em muitos dos seus projetos de museus, mas também em alguns projetos destinados a outras finalidades, como em seus conhecidos conjuntos arquitetônicos, compostos por auditório, edifício administrativo e espaço para exposições.

Trata-se de um modo de dar forma ao espaço a partir da linguagem inerente à sua função: os programas de frequência cotidiana, divididos em espaços menores, assumem formas ortogonais, simplificadas, ora como um pano de fundo à forma principal, ora como um embasamento semienterrado. Por outro lado, a forma esvaziada da compartimentação, e de uso esporádico e excepcional, como espaços expositivos e auditórios, assume evidente protagonismo, seja pela escala, seja pelo seu perfil de contorno gestual.

Os museus de Niemeyer localizados em Niterói e Curitiba exemplificam com precisão esse procedimento dado pela relação de hierarquia formal entre as partes que os compõem.

Com Rodrigo Queiroz, arquiteto e professor Livre-Docente da FAUUSP

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Joao Masao Kamita

Joao Masao Kamita

Doutor em arquitetura e professor da PUC-RJ.
(Foto: Acervo pessoal)

Rodrigo Queiroz

Rodrigo Queiroz

Arquiteto eprofessor livre-docente da FAU e MAC USP.
(Foto: Acervo pessoal)

Data

18/05/2016 a 01/06/2016

Dias e Horários

Quartas
Das 19h às 21h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira