Atividades

Reflexão sobre a relação arte/arquitetura/expografia/curadoria

Arte de expor - curadoria como expoesis

Voltar para o início Arte de expor - curadoria como expoesis

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

É possível relacionar a poética expositiva à artística?

É lícito compreender o campo expositivo como um exercício distinto da criação do designer, ou do arquiteto de exposições, mas pertencente ao âmbito do ato criativo de curadorias cujas realizações espelham uma prática poético-estética?

Se uma exposição for um conjunto motivado por uma vontade poética configurando tempo e espaço, então o curador poderia ser entendido como poeta e/ou artista? 

Esta palestra aponta o campo expositivo na ordem do ato criativo. Mediante curadorias exemplares pode-se verificar uma ética poético-estética indicadora da compreensão do campo expositivo como obra.

A obra expositiva resulta, pois, de um processo histórico que subjaz à dissolução dos limites em arte, no qual arte e lugar tornam-se indissociáveis e as linguagens artísticas poéticas miscigenadas ou formas de poesia expandida.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Arthur Omar)

Palestrantes

Sonia Salcedo

Sonia Salcedo

Doutora em Artes Visuais pela UFRJ. Integra o quadro docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). É autora de “Arte de expor - curadoria como expoesis” (Nau Editora).
(Foto: Neno Del Castillo)

Data

04/08/2016 a 04/08/2016

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora