Atividades

O processo de consolidação do som como elemento catalizador da produção artística, dentro e fora da música.

Arte Sonora: a música e seus desvios

Voltar para o início Arte Sonora: a música e seus desvios

Programa

Durante o século XX o som assume um papel fundamental no campo da criação artística. Na música, há uma clara mudança de foco, das notas para o timbre, da partitura para o som. No cinema são concebidas diversas camadas sonoras que vão das trilhas musicais aos efeitos. Mesmo nas artes visuais, é cada vez mais comum encontrar componentes sonoros direcionando a criação de obras de arte. Esse processo de sonificação das artes torna-se ainda mais evidente com o surgimento de formas artísticas totalmente baseadas na exploração sonora a partir da década de 1970. Esses trabalhos vão delimitar um novo campo artístico chamado Arte Sonora.

Surgindo num espaço que se forma entre a música e as artes visuais, entre os objetos artísticos e a performance, a Arte Sonora representa um território para a exploração do som em suas relações com o tempo, com o espaço e com as tecnologias. Neste curso, faz-se abordagem sobre o processo de consolidação do som como elemento catalizador da produção artística, dentro e fora da música. Esse percurso é centrado no trabalho com repertório, oferecendo, assim, exemplos e recursos que enfatizam essas transformações com o intuito de analisar diversas possibilidades de criação a partir da experimentação com o som.

As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de dezembro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

(Foto: Acervo Pessoal)

Palestrantes

Lílian Campesato

Lílian Campesato

Doutora pela USP, musicista e pesquisadora com ênfase na experimentação de meios híbridos e não usuais de criação sonora, especialmente performances. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

Caesar, Rodolfo. (2000). Novas tecnologias e outra escuta: para escutar a música feita com tecnologia recente. I Colóqui de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola de Música/ UFRJ, Rio de Janeiro, UFRJ.

Caesar, Rodolfo. (2004). O tímpano é uma tela? VI Forum do Centro de Linguagem Musical, 2004, São Paulo. VI Fórum de Linguagem Musical. São Paulo: Centro de Linguagem Musical - ECA/USP, 2004. v. 1. p. 17-25.

Campesato, Lílian (2007). Arte Sonora: uma metamorfose das musas. CMU. São Paulo, USP. Mestrado: 173

Campesato, Lílian. (2010). Dialética do Ruído. XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Florianópolis, Anais do XX Congresso da Anppom.

Iazzetta, Fernando. (2009). Música e mediação tecnológica. São Paulo, Perspectiva.

Kahn, Douglas. (1999). Noise water meat: a history of sound in the arts. Cambridge London, The MIT Press.

Nyman, M. (1974). Experimental Music: Cage and Beyond. New York, Schirmer Books

 

Data

12/01/2015 a 15/01/2015

Dias e Horários

Segunda a quinta, 10h30 às 13h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira