Autoria, apropriação e ruído
Voltar para o inícioPrograma
O encontro pretende apresentar um panorama geral de questões que se relacionam com as pesquisas artísticas de Bruno Moreschi: a noção de autoria estendida, a prática da apropriação e a ideia da obra de arte como ruído no complexo sistema das artes visuais. Alguns dos projetos artísticos do autor (e suas diversas contradições) serão discutidos em relação a outras criações e episódios das artes visuais, da literatura e do cinema, como a fotografia de A Fonte, de Marcel Duchamp, realizada por Alfred Stiegtitz; a transubstanciação na obra An Oak Tree, de Michael Craig-Martin; as camadas autorais do conto Pierre Menard, autor de D. Quixote, de J. Luis Borges; e as aproximações visuais entre o cinema dos russos Andrei Tarkovski e Sergei Parajanov. No final do encontro, os participantes irão conhecer o projeto ?, uma catalogação de perguntas recolhidas por Bruno Moreschi ao longo dos últimos dois anos.
Bibliografia:
O Beijo de Judas, Joan Fontcuberta.
Pierre Menard, autor de D. Quixote, de J. Luis Borges.
O universalismo fraco, Boris Groys, in revista Serrote 9.
O espectador emancipado, Jacques Rancière.
Texto que compõe o trabalho An Oak Tree, de Michael Craig-Martin.
Art Book, Bruno Moreschi.
(Foto: Bruno Moreschi)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Data
30/09/2015 a 30/09/2015
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.