Atividades

Belmonte - vida e obra de um dos maiores cartunistas brasileiros de todos os tempos

Belmonte e a resistência política pelo cartum

Voltar para o início Belmonte e a resistência política pelo cartum

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Entre as décadas de 1920 e 1940, nas páginas dos jornais Folha da Noite e Folha da Manhã, o cartunista paulistano Belmonte transformou a linguagem do cartum em uma forma de posicionamento crítico e até de militância contra os desmandos do poder público na cidade de São Paulo, os propósitos ditatoriais de Getúlio Vargas e as pretensões expansionistas de Adolfo Hitler que levaram à Segunda Guerra Mundial. A partir da escola francesa do cartum escrachado e implacável surgido no século XIX, Belmonte se transformou em uma das figuras mais respeitadas e conhecidas da imprensa de seu estado.

A palestra pretende apresentar, por meio de exemplos de cartuns e de uma pesquisa do autor, como esse processo se deu e as consequências do confrontamento do artista com autoridades em várias esferas. Belmonte foi censurado, perseguido, mas jamais mudou o tom demolidor de seus cartuns, com rara sensibilidade para ridicularizar a classe política como raramente se viu na história do humor gráfico nacional. Uma postura que só encontraria paralelo com o mineiro Henfil, do jornal O Pasquim, durante a ditadura militar.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: Don Quixote e Sancho Pança, de Belmonte - Capa do livro "Belmonte")

Palestrantes

Gonçalo Junior

Gonçalo Junior

Jornalista, escritor e pesquisador. Autor, entre outros, da biografia "Alceu Penna e as Garotas do Brasil", premiada no Prêmio Jabuti de Literatura. Atua em diversos jornais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/07/2017 a 25/07/2017

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora