Atividades

Os elementos fundamentais na construção de um roteiro e de suas personagens

BrPlot – Encontro de roteiristas

Voltar para o início BrPlot – Encontro de roteiristas

Programa

Em uma parceria do “BrLab - desenvolvimento de projetos audiovisuais” com a ABRA (Associação de Brasileira de Autores Roteiristas) e com curadoria de Thiago Dottori, o “BrPlot - Encontro de Roteiristas” discutirá, em seis mesas de debate, as temáticas, abordagens, conceitos e elementos fundamentais na construção de um roteiro e refletirá sobre o mercado de roteiristas no Brasil. As inscrições para cada mesa são independentes.

O evento será transmitido pela página do BrLab no Facebook e também através do site do BrLab

20/10
14h30 às 16h30
Mesa 1 - Faltam Roteiristas no Brasil?
A mesa colocará em discussão as razões comumente usadas para chegar ao veredito de que faltam roteiristas no Brasil e a contra-argumentação dos roteiristas, que desconfiam que essa afirmação, na verdade, mascara diversos problemas setoriais de produção.
Com Carolina Kotscho, Rodrigo Teixeira e Luiz Bolognesi.
Mediação: Miguel Machalski.

17h00 às 19h00
Mesa 2 - Em busca de novos protagonistas
A busca por novos protagonistas nos produtos audiovisuais brasileiros, levando em consideração a representatividade de negros, mulheres e minorias LGBT, e as ações afirmativas que tem mudado o panorama do audiovisual no país. Também será feita uma breve apresentação da APAN - Associação de Profissionais Negros do Audiovisual.
Com Anna Muylaert, Carolina Rodrigues e Daniel Ribeiro.
Mediação: Iana Cossoy.

19h30 às 21h30h
Mesa 3 - Roteiristas são escritores? Escritores são roteiristas?
Se, por um lado, cada vez mais escritores se aproximam do roteiro, pode-se dizer que estes estão naturalmente aptos para escrever roteiros? Quais as fronteiras entre a literatura e o roteiro audiovisual? Haverá tradução simultânea.
Com Gadi Taub (Israel), Sabina Anzuategui,e Eliseo Altunaga (Cuba).
Mediação: Julia Priolli.

21/10
11h00 às 13h00
Mesa 4:  Direitos Autorais: apresentando a GEDAR
A GEDAR – Gestão de Direitos do Autor Roteirista – formada há um ano, apresentará aos roteiristas o atual momento da discussão sobre o recolhimento dos direitos autorais dos autores no Brasil.
Com Paula Vergueiro e Sylvia Palma.
Mediação: Ricardo Hofstetter.
 
14h30 às 16h30
Mesa 5 - Como escrever comédias
As especificidades da comédia, os caminhos que costumam funcionar e os fracassos da carreira de cada convidado da mesa serão estudados, numa tentativa de tatear o gênero de maior sucesso do país.
Com Caco Galhardo, Renata Corrêa e Teodoro Poppovic.
Mediação: Flavia Boggio.
   
16h30 às 18h30
Mesa 6 - Séries de TV: onde estamos? Para onde vamos?
Num cenário em que a produção de séries é crescente no país, uma pergunta instigante inspira esse debate: as séries brasileiras conquistaram o seu público? Quais são nossos melhores exemplos? Qual o futuro das séries no Brasil?
Com Maria Camargo, Elena Soares e Marçal Aquino.
Mediação de Mariana Trench Bastos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Luiz Bolognesi

Luiz Bolognesi

Diretor do longa A U?ltima Floresta (2021). Entre 1996 e 2015, ao lado de Lai?s Bodanzky, coordenou os projetos de cinema itinerante e oficinas audiovisuais Cine Mambembe e Cine Tela Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

 Eliseo Altunaga

Eliseo Altunaga

Roteirista e consultor de projetos, decano da cadeira de Roteiro da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba, e professor titular adjunto do Instituto Superior de Arte da Universidad de la Habana, Cuba.
(Foto: Acervo Pessoal)

Anna Muylaert

Anna Muylaert

Diretora, roteirista e produtora. É conhecida internacionalmente pelo filme "Que horas ela volta?" (2015). Dirigiu e produziu cinco longas metragens com sua empresa Africa Filmes. Desde 2016, é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
(Foto: Gleeson Paulino)

Caco Galhardo

Caco Galhardo

Cartunista e roteirista. Tem uma tira diária na Folha de S. Paulo, nove livros publicados e é colaborador da revista Piauí. Também escreve para teatro, com três peças montadas entre 2010 e 2015 (“Meninas da Loja”, “PacWoman” e “Flutuante”).
(Foto: Divulgação)

Carolina Kotscho

Carolina Kotscho

Autora e produtora de cinema e televisão. Entre seus trabalhos como roteirista se destacam os longas-metragens “2 Filhos de Francisco”, “Flores Raras”, “Não Pare Na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho” e a série “A Teia”, da TV Globo, criada em parceria com Bráulio Mantovani.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Diretora e roteirista do curta “A boneca e o silêncio”. Participou da equipe de roteiristas na série de ficção infantil “Escola de Gênios”. Integra a equipe da web série “Empoderadas”, além de ser a criadora do site Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro

Formado no curso de Audiovisual pela ECA-USP. É um dos criadores do site Música de Bolso (musicadebolso.com.br). Em 2014, lançou seu primeiro longa metragem, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, que estreou no Festival de Berlim onde recebeu o prêmio FIPRESCI e o Teddy Award.
(Foto: Acervo Pessoal)

Elena Soares

Elena Soares

Roteirista de cinema e séries de TV. Mestra em Antropologia Social pela UFRJ. Escreveu longas-metragens como “Eu Tu Eles”, “Casa de Areia”, “O Redentor”, “Minha Vida de Menina”, “Nome Próprio”, “Cidade dos Homens” e “Xingu”. Com Cao Hamburguer, criou e escreveu a série “Filhos do Carnaval” para a Latin HBO.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flavia Boggio

Flavia Boggio

Roteirista. Escreveu programas como “Furo MTV”, “Piores Clipes” e “Infortúnio com a Funérea”, na MTV. No SBT, foi chefe de roteiro do talk show “The Noite”. Atualmente é roteirista do programa “Lady Night” no Multishow.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gadi Taub

Gadi Taub

Ph.D. em História Americana pela Rutgers University. Seu livro mais vendido - a novela “Allenby Street” - foi adaptado por ele para uma premiada série de TV israelense. É roteirista chefe e codiretor da série “Reshet”, realizada para o canal 2 Israelense.
(Foto: Acervo Pessoal)

Iana Cossoy Paro

Iana Cossoy Paro

Roteirista, professora de roteiro e atual chefa da cátedra de Roteiro da EICTV. Formada pela EICTV, pós-graduada pela Escuela Superior de Cine y Audiovisuales de Catalunya, e mestra pela Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julia Priolli

Julia Priolli

Gerente de conteúdo original da Fox Network Group. Roteirista com especialização em Columbia University e formada em Jornalismo pela PUC-SP. Atua na formação do mercado audiovisual, como idealizadora e organizadora de diversos laboratórios de roteiro com professores de Columbia University e NYU.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marçal Aquino

Marçal Aquino

Jornalista, escritor e roteirista de cinema e televisão. Publicou, entre outros livros, o volume de contos “O amor e outros objetos pontiagudos” e o romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”. Atuou como roteirista de filmes como “Os matadores”, “Ação entre amigos”, “O invasor” e “O cheiro do ralo”.
(Imagem: Aquino, Marçal -FILSA 2015 10 31 fRF03_Rodrigo Fernández)

Maria Camargo

Maria Camargo

Roteirista de cinema e televisão. Escreveu as adaptações das obras “Correio Feminino”, de Clarice Lispector, e “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, para a TV Globo. Foi colaboradora das novelas “Lado a Lado” e “Babilônia “e corroteirista do filme “Nise, o coração da loucura”. Publicou pela Companhia das Letras o livro “O medo e o mar”.
(Foto: Vicente de Mello)

Miguel Machalski

Miguel Machalski

Argentino especialista internacional em todos os diferentes aspectos do desenvolvimento e da criação de roteiros cinematográficos: análise, assessora, ensino e escrita. Realiza oficinas e presta consultorias em diferentes países e tem três livros sobre escrita audiovisual publicados.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paula Vergueiro

Paula Vergueiro

Advogada, mestra em Direito pela UERJ. É consultora jurídica da GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas e da ABRA. Preside a Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renata Corrêa

Renata Corrêa

Roteirista e escritora. Fez a redação dos programas “15 Minutos”, “Comédia” e “Furo MTV”. Participou das equipes da novelinha infanto-juvenil musical “Gaby Estrella”, da série “Perrengue”, na MTV, e do “Greg News”, na HBO. Atualmente é redatora do programa “Adnight”, na Rede Globo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Hofstetter

Ricardo Hofstetter

Premiado escritor, dramaturgo e roteirista. Novelista da TV Globo há 21 anos, é o atual presidente da ABRA — Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Tem mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sylvia Palma

Sylvia Palma

Roteirista na área de cinema, TV e outras mídias, jornalista e diretora de documentários. Mestre em Comunicação, Cultura e Educação/UERJ. Diretora da ABRA— Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Secretária Geral da GEDAR - Gestão de Direitos Autorais dos Autores Roteiristas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Teodoro Poppovic

Teodoro Poppovic

Criador, roteirista e diretor. Dentre as séries de que participou destacam- se “Destino SP/RJ e Salvador”, “Pedro e Bianca”, “Que Monstro Te Mordeu?” e “3%”. Foi redator dos programas “Come?dia MTV” e “Latitudes”. Em 2017 lançou a comédia “TOC - Transtornada, Obsessiva, Compulsiva”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

20/10/2017 a 21/10/2017

Dias e Horários

Sexta, 14h30 às 21h30

Sábado, 11h às 18h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes*
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante*
R$ 15,00 - inteira*

*Valor por mesa.

Inscreva-se agora