Atividades

O humanista português João de Barros e suas descrições a respeito de fenômenos culturais não ocidentais

Brutos e políticos: a humanidade nas Décadas da Ásia

Voltar para o início Brutos e políticos: a humanidade nas Décadas da Ásia

Programa

"O pasto dos brutos: contexto de João de Barros, horizonte histórico e política nas Décadas da Ásia", publicado pela Fino Traço Editora, tem como ponto de partida o debate sobre as categorias utilizadas pelo humanista português João de Barros (1496-1570) em suas descrições a respeito de fenômenos culturais não ocidentais.

Mesmo considerando que o contexto da expansão marítima permita o reconhecimento da coexistência entre diferentes civilizações, esse reconhecimento esteve pautado por um ponto de referência calcado em categorias etnocêntricas.

Em suma, trata-se de reconhecer que a generalização de ideias europeias, largamente associados à Antiguidade Clássica, bem como ao ecumenismo cristão, instrumentalizaram a ordenação e a comparação das diferentes realidades em termos universalistas.

Para a recuperação contextual dessas categorias, o livro atenta à tradição que construiu a representação do compromisso cívico de João de Barros no contexto do Renascimento Português, o que permite assinalar o horizonte histórico desse autor como produto de um contexto intelectual que pressupõe o conhecimento da história como fundamento da vida política.

A compreensão de seus conceitos na ordenação do passado conduz a questões da vida política portuguesa do século XVI, bem como a uma série de valores estruturantes das mais variadas formas de violência simbólica que circulavam no império português.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Capa do livro - O pasto dos brutos: Contexto de João de Barros, horizonte histórico e politica das Décadas da Ásia- Ed. Fino Traço)

Palestrantes

Rubens Leonardo Panegassi

Rubens Leonardo Panegassi

Graduado, mestre e doutor em História pela USP. Professor de História Moderna e Contemporânea da UFV. Autor de diversos artigos e do livro "O pão e o vinho da terra: alimentação e meditação cultural nas crônicas quinhentistas sobre o Novo Mundo", publicado pela Alameda Editorial em 2013.
(Foto: Renato Rizzutti)

Data

18/01/2018 a 18/01/2018

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora