Atividades

A busca pela autonomia e formação da identidade brasileira na dança.

Caminhos cruzados: Teatro de Dança Galpão

Voltar para o início Caminhos cruzados: Teatro de Dança Galpão

Programa

Lançado pelas Edições Sesc, o livro Caminhos cruzados: Teatro de Dança Galpão 1974-1981, de autoria de Inês Bogéa, é uma contribuição à bibliografia sobre a produção em dança no Brasil. Conta a história do Teatro Galpão com fotos e cronologia completa. O trabalho resultou numa pesquisa meticulosa, reunindo depoimentos, programas de espetáculos, fotografias, vídeos e textos publicados em jornais preservados em arquivos públicos e particulares. Abrange o início da busca pela autonomia e formação da identidade brasileira na dança, a modernização da linguagem e o nascimento de excelentes bailarinos, coreógrafos e preparadores corporais dentro do Galpão. 

 

A publicação também estabelece vínculos nem sempre visíveis. Como bem aponta a autora, nada no Teatro Galpão se deu de modo isolado, e a relação entre os criadores e as diversas áreas artísticas nas quais eles atuavam – esses “caminhos que se cruzaram” – acabaram por sustentar o programa estético e comportamental de toda uma geração. Geração, aliás, que até hoje continua ativa e fomentando a criação artística do país. Importante lembrar que em seu palco subiram grupos nacionais e internacionais, profissionais renomados e bailarinos como Marilena Ansaldi, Ruth Rachou, Célia Gouvêa, Ismael Ivo, J.C. Violla, Denilto Gomes e o Sonia Mota. 

 

Nesse encontro, a autora conversa sobre o desenvolvimento da pesquisa realizada na obra, bem como sobre os acontecimentos importantes que aborda e que fazem parte da história da dança no Brasil.


(Foto: Divulgação/Edições Sesc)

Inscrições a partir do dia 23/02, às 14h.

Palestrantes

Inês Bogéa

Inês Bogéa

Diretora da SP Companhia de Dança, doutora em Artes pela Unicamp e professora do curso de especialização em Linguagens da Arte, na USP. Foi bailarina do Grupo Corpo por 12 anos.  É autora dos documentários Renée Gumiel, a vida na pele (2005), Maria Duschenes - o espaço do movimento (2006), e da série Figuras da Dança. (Foto: Daniela Duarte)

Bibliografia

ANSALDI, Marilena. Atos: movimento na vida e no palco. São Paulo: Maltese, 1994.

BANES, Sally. Terpsichore in Sneakers. Middleton: Wesleyan University Press, 1987.

BOUSSO, Vitoria Daniela. Metacorpos. São Paulo: Paço das Artes, 2003.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 1965.

FERNANDES, Rofran. Teatro Ruth Escobar: 20 anos de resistência. São Paulo: Global, 1985.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.

NAVAS, Cássia e DIAS, Linneu. Dança moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

PILAGALLO, Oscar. O Brasil em sobressalto. São Paulo: Publifolha, 2002.?PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2003. SUCENA, Eduardo. A dança teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Fundacen, 1989.


Anuários

DIAS, Linneu. Anuário de artes cênicas/dança – coordenação Maria Thereza Vargas. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Informação e Documentação Artística, Centro de Pesquisa de Arte Brasileira, 1977.

_____. Anuário de artes cênicas/dança. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Informação e Documentação Artística, Centro de Pesquisa de Arte Brasileira, 1978.

_____. Anuário de artes cênicas/dança. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Informação e Documentação Artística, Centro de Pesquisa de Arte Brasileira, 1979.

_____. Anuário de artes cênicas/dança. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Informação e Documentação Artística, Centro de Pesquisa de Arte Brasileira, 1980.

_____. Anuário de artes cênicas/dança – Divisão de Pesquisa – Equipe técnica de pesquisas de artes cênicas supervisionada por Mariângela Alves de Lima. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1981.

 

Data

09/03/2015 a 09/03/2015

Dias e Horários

Segunda, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.