Atividades

lançamento do livro "Sobreviver e Resistir: os caminhos para liberdade de escravizadas e africanas livres em Maceió (1849-1888)"

Caminhos para liberdade de mulheres negras no século XIX

Voltar para o início Caminhos para liberdade de mulheres negras no século XIX

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A palestra abordará as experiências de vida de africanas livres e escravizadas - em Maceió de 1849 a 1888, evidenciando a luta por sobrevivência e resistência dessas mulheres que viveram a conjuntura dos últimos momentos da escravidão no Brasil.


Através de uma leitura a contrapelo dos documentos analisados, a pesquisa busca os fragmentos das vidas - imergindo na batalha diária destas mulheres em busca de suas sobrevivências e na luta contra a escravidão. Com isto, adentra o quotidiano da cidade e vislumbra a sociabilidade negra e a presença de mulheres na vida social daquele período.

A região alagoana foi palco de constante movimentação de navios negreiros vindos diretamente do continente africano ou de outras províncias, como Bahia e Pernambuco. A pesquisa a partir da compreensão de quais eram as práticas exercidas por elas para se emanciparem ou alforriarem, aponta para o papel destas mulheres para a eclosão do fim do regime escravista no Brasil.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Danilo Luiz Marques

Danilo Luiz Marques

Graduado em História pela UFAL e mestre em História Social pela PUC-SP, onde também realiza o seu doutorado.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

26/01/2017 a 26/01/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis