Atividades

outros conflitos causados por capoeiras e valentões na capital

Capoeira em São Paulo: da disputa entre africanos à tiririca

Voltar para o início Capoeira em São Paulo: da disputa entre africanos à tiririca

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Em 1831, dois grupos de africanos escravizados foram protagonistas de uma disputa singular na freguesia do Brás, em São Paulo. Um deles, dizendo-se "paulistas" e identificados como capoeiras, pretendiam mostrar sua "pimponesa" aos rivais, considerados "cariocas". Estes e outros conflitos causados por capoeiras e valentões na capital talvez tenham levado a Câmara a aprovar uma postura municipal, em 1833, proibindo o "jogo denominado de capoeira ou qualquer outro gênero de luta".

 

Ao longo dos oitocentos, outras cidades criaram leis similares. Apesar disso, praticantes desse jogo-luta marcaram a história de São Paulo, demonstrando sua valentia tanto nas ações dos abolicionistas radicais, na década de 1880, como nos gestuais dos balizas que abriam os desfiles carnavalescos na capital paulista, no início do século XX.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

 

 

 

Palestrantes

Pedro Figueiredo Alves da Cunha

Pedro Figueiredo Alves da Cunha

Mestre em História Social pela USP, ensina capoeira a crianças, jovens e adultos há 15 anos e é gerente de projetos editoriais voltados à Educação Básica.

Data

25/07/2016 a 25/07/2016

Dias e Horários

Segunda, das 19h30 às 21h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis