Atividades

Teatro, censura, leitura dramática.

Censura em Cena: A Semente

Voltar para o início Censura em Cena: A Semente

Programa

O projeto Censura em Cena envolve a leitura dramática de doze peças proibidas pela censura do Estado de São Paulo e presentes no Arquivo Miroel Silveira, acervo da Escola de Comunicações e Artes da USP e que reúne 6.137 processos de censura abertos entre 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo. Esse acervo vem sendo estudado desde 2002 pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa.

O atual projeto tem por objetivo resgatar os textos proibidos e entender de que forma a censura interferiu na produção artística e qual é o seu impacto na atualidade. Para isso, incluirá a leitura das peças: A semente (1961), de Gianfracesco Guarnieri; Sortilégio (1951), de Abdias do Nascimento; Fundo do poço (1950), de Helena Silveira; Perdoa-me por me traíres (1957), de Nelson Rodrigues; Quarto de empregada (1958), de Roberto Freire; Reportagem de um tempo mau (1965), de Plínio Marcos, entre outras.

As leituras dramáticas são uma extensão da pesquisa conduzida pelo OBCOM e serão coordenadas pela escritora e dramaturga Renata Pallottini e pelo ator e diretor Roberto Ascar. Na sequência das leituras será aberto um debate sobre a obra. Neste primeiro encontro participarão da mesa de debates Maria Cristina Castilho Costa (coordenação), Renata Pallottini e o ator Flávio Guarnieri, filho do autor da peça (debatedores).

(Foto: Arquivo Miroel Silveira)


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Maria Cristina Castilho Costa

Maria Cristina Castilho Costa

Professora titular de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Renata Pallottini

Renata Pallottini

Dramaturga, ensaísta, tradutora, escritora e poeta. Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
(Foto: Acervo pessoal)

Roberto Ascar

Roberto Ascar

Ator, diretor e produtor de teatro. Iniciou a carreira em 1962, no Teatro do Estudante. Participou como ator de 28 peças teatrais, 7 filmes e de 3 minisséries para TV. Dirigiu mais de 50 leituras dramáticas.
(Foto: Renato Batata)

Flávio Guarnieri

Flávio Guarnieri

Ator de teatro (Sonata sem dó), cinema (Eles não usam black-tie) e televisão (Os adolescentes).

Data

26/09/2015 a 26/09/2015

Dias e Horários

Sábado, 14h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis