Atividades

leituras dramáticas de peças proibidas

Censura em cena: O berço do herói

Voltar para o início Censura em cena: O berço do herói

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

O projeto “Censura em Cena”, na sua segunda edição, envolve a leitura dramática de seis peças proibidas pela censura do Estado de São Paulo e presentes no Arquivo Miroel Silveira, acervo da Escola de Comunicações e Artes da USP e que reúne 6.137 processos de censura abertos entre 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo. O atual projeto tem por objetivo apresentar os textos proibidos e entender de que forma a censura interferiu na produção artística e qual é o seu impacto na atualidade.


Nesse mês haverá a leitura da peça "O berço do herói", de Dias Gomes.
O texto foi interditado em 1965, véspera da estréia. Os censores alegaram que a peça desmistificava a figura do herói, um ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira - FEB. Posteriormente o autor utilizou algumas ideias desse texto como subsídios para a novela Roque Santeiro.

As leituras dramáticas desse projeto são uma extensão da pesquisa conduzida pelo OBCOM, são coordenadas pela escritora e dramaturga Renata Pallottini e pelo ator e diretor Roberto Ascar. Na sequência das leituras haverá um debate sobre a obra.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: Juris Dimiters)

Data

27/05/2017 a 27/05/2017

Dias e Horários

Sábado, 14h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora