Ciclo Cosmopolitismos: Consumo Cultural Híbrido
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O ciclo Cosmopolitismos tem como objetivo fomentar discussões sobre a temática em diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e experimentais.
Uma vez que o conceito de cosmopolitismo, de cidadania do mundo, é amplo e multifacetado, buscamos demonstrar por meio das práticas socioculturais cotidianas como ele se traduz nas vidas dos indivíduos em diferentes cidades ao redor do mundo.
De julho a outubro, serão temáticas específicas que exploram questões de consumo cultural e de cultura global, para explicar diferentes facetas do cosmopolitismo em nossas vidas contemporâneas.
Como uma das linhas de discussão sobre Cosmopolitismos, a temática Consumo Cultural Híbrido, que será desenvolvida ao longo do mês de julho, tem como objetivo compreender o consumo midiático nos contextos glocais e verificar como os sujeitos constroem representações de si próprios e daí com o mundo.
A hibridez do consumo cultural pode ser vista nas misturas de origens (de produtos globais e/ou locais), meios (de formatos digitais e/ou físicos) e experiências (de entretenimento e/ou participação).
Durante 4 encontros, construiremos discussões sobre referências teóricas, pesquisas aplicadas (acadêmicas e de mercado), e experiências culturais (cinematográfica e com jogo interativo) para falar sobre as relações entre consumo cultural e cosmopolitismo em nosso cotidiano.
Programa
06/07 - Consumo cultural global/local.
13/07 - Consumo cultural digital/físico.
20/ 07 - Consumo cultural como entretenimento e/ou como participação.
27/07 - Experiência consumo cultural híbrido - jogo interativo Cosmocult.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Renato Mader
Doutorando em Comunicação e práticas de consumo pelo PPGCOM-ESPM-SP, Instituição onde leciona há 16 anos na graduação e pós-graduação. Pesquisador pelo CAEPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Wilson Bekesas
Doutor em Comunicação e semiótica pelo COGEAE-PUC –SP. Professor da ESPM- SP há 14 anos, na graduação e pós-graduação. Pesquisador pelo CAEPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
06/07/2016 a 27/07/2016
Dias e Horários
Quartas, 19h30 às 21h30