Atividades

A pioneira na luta antimanicomial e as imagens do inconsciente

Cine Debate: Nise - O coração da loucura

Voltar para o início Cine Debate: Nise - O coração da loucura

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Depois de liberada da prisão, por ser acusada de comunista, Nise da Silveira retoma seu trabalho em instituição psiquiátrica no Engenho de Dentro em 1944.

Única mulher no corpo médico, ela contesta enfaticamente o regime vigente - de tratamento de pacientes com eletrochoques e lobotomia, condenando-os a uma sobrevida destituída de sentido. Determinada a transformar a vocação do Setor de Terapia Ocupacional, a Dra. Nise vence a resistência inicial dos auxiliares e angaria aliados importantes.

Aos poucos, o Setor adquire aparência de atelier e ganha também os espaços abertos da instituição. Entre avanços e recuos, e em guerra permanente com os médicos tradicionais, Nise da Silveira aprofunda seus estudos da teoria Junguiana.

Com voz firme e doçura no coração, a Dra. Nise impõe seu método, obtém reconhecimento da crítica nacional e internacional e a transformação da condição dos ‘clientes' crônicos em ‘pessoas'.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Roberto Berliner

Roberto Berliner

Diretor, produtor e fundador da TvZero. Além de documentários e duas ficções, dirigiu clipes, comerciais, programas para TV. 

Data

16/07/2016 a 16/07/2016

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora