Atividades

contundente caso de contratransferência entre analista e analisando

Cine Debate: Praça Paris

Voltar para o início Cine Debate: Praça Paris

Programa

"Praça Paris" (112 min.) é um thriller que mostra o conflito entre uma psicanalista portuguesa, Camila, que veio ao Brasil para desenvolver uma pesquisa sobre violência, e sua paciente, Glória, num Centro de Terapia de uma universidade brasileira (UERJ).

Glória é ascensorista na universidade e tem uma história de violência muito difícil: estuprada pelo pai, tem apenas um irmão, que sempre a protegeu, mas que era chefe do tráfico do morro.

O filme mostra uma relação de transferência ao inverso, onde o medo do outro acaba dominando a trama. Encerradas em uma sala, Camila e Gloria começam a desenvolver uma relação de proximidade e, mesmo que de forma contida, de afeto. Um vínculo inicialmente improvável se estabelece entre as duas, e num contundente caso de contratransferência entre analista e analisando, esse vínculo extravasa as barreiras do consultório.

O filme é vencedor do prêmio de melhor direção para Lucia Murat e de melhor atriz para Grace Passô, no Festival de Cinema do Rio, bem como do Prêmio Dom Quixote no 39º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinomaericano de Havana.



As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.



Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Lucia Murat

Lucia Murat

Jornalista, roteirista, diretora e produtora. Foi membro do movimento guerrilheiro durante o período mais duro da ditadura militar (1968-1979). Presa e torturada na prisão, a experiência foi de grande influência para o seu trabalho como cineasta.
(Foto: Letícia Moreira)

Data

21/07/2018 a 21/07/2018

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis