Atividades

Exibição do filme em homenagem a Mazzaropi, seguido de bate-papo com especialistas.

Cine Debate: Tapete Vermelho

Voltar para o início Cine Debate: Tapete Vermelho

Programa

Amácio Mazzaropi (1912-1981) foi uma das figuras mais prolíficas do cinema brasileiro, tendo participado de 32 filmes ao longo de 28 anos de carreira cinematográfica. Nesse período, ele ocupou diferentes funções nos sets de filmagem: ator, diretor e produtor. Por que tantas pessoas assistiam aos filmes de Mazzaropi, colocando-o no topo das bilheterias anualmente? Por que tais filmes eram recebidos com recorrente reprovação pela crítica estabelecida? Essas serão algumas das questões debatidas após a exibição de Tapete Vermelho, uma homenagem a esse grande comediante popular. O filme conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele), que sai de sua pacata vida no interior para levar seu filho para assistir a um filme de Mazzaropi em uma sala de cinema. Seis cidades no interior do estado de São Paulo e a própria capital forneceram 40 locações para Tapete Vermelho, rodado em seis semanas. Durante a viagem, a família de Quinzinho chega a cidades típicas do interior e percebe que, onde Quinzinho assistiu a filmes de Mazzaropi quando criança já não existem salas de cinema. Quinzinho também se depara com questões sociais típicas do tempo atual: o consumismo, os latifúndios, o MST, a infância nos semáforos da cidade grande, a truculência da polícia, a busca pela fama.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22 de dezembro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

(Foto: Marcello Pallota)

Palestrantes

Luiz Alberto Pereira

Luiz Alberto Pereira

Produtor e Diretor de Cinema, realizou os seguintes longas metragens premiados no Brasil e no exterior: Jânio a 24 Quadros (1982), O Efeito Ilha (1994), Hans Staden (2000), Tapete Vermelho (2006), As Doze Estrelas (2011). (Foto: João Teodoro)

Guilherme Seto Monteiro

Guilherme Seto Monteiro

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), quando escreveu dissertação sobre o cinema de Amácio Mazzaropi. Atualmente, trabalha como jornalista na Folha de S.Paulo. (Foto: Acervo pessoal)

Data

17/01/2015 a 17/01/2015

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/S

Valores

Grátis.