Atividades

modos de ver e de produzir visões a partir da linguagem cinematográfica, inspirado pelo legado feminista

Cinema, gênero e memória

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Consideramos a década de 1970 como um marco histórico na constituição de um campo específico de indagações sobre a linguagem cinematográfica marcada pela crítica feminista. Tal crítica surgiu aliada à análise do suporte fílmico e de um debate estético e político realizado no âmbito do cinema como uma mídia dinamicamente localizada entre a arte e a indústria  Neste ciclo de debates, nosso objetivo primordial é tornar acessível ao público uma bibliografia de cunho internacional, infelizmente ainda não traduzida no Brasil, e também local, com foco na reflexão  sobre a arte de analisar um filme e seus potenciais críticos a partir de um olhar feminista. Questões que emergiram na época e são ainda pertinentes, dizem respeito às estratégias de pensar e analisar o filme a partir da categoria de gênero.

 

Seria a psicanálise um bom arsenal conceitual para pensar a atuação de mulheres e as tramas/disputas de gênero nas narrativas? Pode-se ler um filme como se lê um texto? A semiótica seria uma boa estratégia para pensar as questões de gênero como foi para pensar a estética fílmica? Quais os impactos da produção fílmica independente e da participação de mulheres no desenrolar da própria linguagem cinematográfica?  

Quais foram os filmes (internacionais e nacionais) que fizeram história na construção de personagens femininas marcantes? Quais as questões temáticas e políticas que realizadoras trouxeram para a produção fílmica? Enfim, esta primeira parte do curso é uma investigação teórica, a partir de leitura e debate de textos e filmes que problematizam esta trajetória de construção de uma filmografia e crítica que privilegie o universo feminino.  No entanto, consideramos que atrelado ao estudo conceitual, é importante um contato direto com cineastas que viveram as dificuldades e os desafios de tentarem contar suas histórias a partir de uma perspectiva crítica.

Neste sentido, a segunda parte deste curso se divide em três momentos distintos, cada um deles um encontro com as cineastas convidadas e seus respectivos filmes. As cineastas apresentarão suas respectivas obras, abordando-as da concepção à realização, revelando os caminhos seguidos e as potencialidades da linguagem cinematográfica para um trabalho mais inserido nas lutas políticas subjetivas no que diz respeito à produção da memória.  

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

 

Palestrantes

Viviane Ferreira

Viviane Ferreira

Cineasta e advogada com atuação voltada para direitos autorais, direito cultural e direito público. Tem um olhar cinematográfico referenciado no cinema de Zózimo Bulbul e Glauber Rocha. Preside a Associação Mulheres de Odun e é Sócia-fundadora da empresa Odun Formação & Produção. Esteve no Festival de Cannes 2014 com o curta "O dia de Jerusa".
(Foto: Acervo pessoal)

Karla Bessa

Karla Bessa

Doutora em História, atualmente trabalha como pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU/Unicamp.

Pedro Tinen

Pedro Tinen

Formado em Midialogia pela UNICAMP, cursa mestrado na UNICAMP. Produtor e roteirista em projetos de curtas premiados em Festivais nacionais e Internacionais.

Mari Corrêa

Mari Corrêa

Cineasta formada em realização de documentários pelo Atelier Varan na França.  É fundadora do Instituto Catitu – Aldeia em Cena. Seus principais filmes são Xingu, o Corpo e os Espíritos.

Betty Martins

Betty Martins

Mestre em Estudos Culturais e Mídia, cineasta e escritora. Dirigiu e produziu três documentários, fundadora da Organização Cultural D-AEP.org.

Data

07/07/2016 a 29/07/2016

Dias e Horários

Quintas e sextas, das 14h às 18h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 30,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 50,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 100,00 - inteira