Cinema popular brasileiro contemporâneo
Voltar para o inícioPrograma
Estudar as convergências – tecnológicas, de conteúdo, de produção – entre televisão e cinema, pois produzir pensando em ambos os meios tornou-se recorrente. Projetos recentes, porém, mostram como realizadores do meio televisivo e do cinematográfico têm se aproximado para desenvolver filmes para o cinema, usando uma linguagem estética e narrativa que muitas vezes é identificada como televisiva. Isso reforça a dimensão mercadológica do nosso cinema e nos faz repensar o lugar das tradições cinematográficas herdadas dos anos 60.
Neste curso pretende-se abordar os aspectos que envolvem essas escolhas estéticas audiovisuais e narrativas, e suas relações com as tradições de gênero do cinema nacional, a partir de exemplos recentes da produção cinematográfica brasileira, em especial aquele que traz o selo “Globo Filmes”.
O curso estará organizado em dois momentos. No primeiro encontro serão discutidas as aproximações entre o cinema e a televisão no Brasil, nesta última década, o que leva a um novo modelo de negócio para o audiovisual nacional. No segundo encontro, serão visitadas as produções recentes com bilheterias que ultrapassam mais de um milhão de espectadores, para entender as mudanças estéticas e narrativas que problematizam nosso imaginário do que é um filme brasileiro.
Foto: Leo-Hidalgo_CC-BY-2.0
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Miriam de Souza Rossini
Doutora em História (UFRGS) e mestre em Artes/Cinema (USP). Graduada em Jornalismo (PUCRS) e em História (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.
Bibliografia
BALLERINI, F. Cinema brasileiro no século 21. São Paulo: Summus, 2012.
DIEGUES, C.; MERTEN, L. C.; FONSECA, R.; DIDONET, M (org.). Cinco mais cinco. Os maiores filmes brasileiros em bilheteria e crítica. Rio de Janeiro: Legere, 2007.
LEITE, Sidney Ferreira. Cinema brasileiro. Das origens à retomada. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005;
RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, televisão, publicidade. Cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980. 2ed. São Paulo: Annablume, 2004, 256p.
ROSSINI, M. S. Para um estudo das narrativas entre meios; escrevendo para cinema e televisão. Revista Comunicación, Nº10, Vol.1, año 2012, PP.1323-1333 ISSN 1989-600X
ROSSINI, M. S. As marcas televisivas na atual produção cinematográfica brasileira. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 19-33, 2014.
ROSSINI, M. S. Diferentes concepções de popular no cinema brasileiro. In: AMANCIO, Tunico; HAMBURGER; Esther; MENDONÇA, Leandro; SOUZA, Gustavo. Estudos de Cinema Socine, Ano IX. Annablume: São Paulo, 2008, p. 359-366.
Data
15/10/2015 a 16/10/2015
Dias e Horários
Quinta e sexta, 14h às 18h.