Atividades

Com Plínio Freire Gomes e Mamede Mustafa Jarouche

Civilização Islâmica

Voltar para o início Civilização Islâmica

Programa

Esta extensa obra traz a biografia de trinta personagens fundamentais do que o autor Chase F. Robinson descreve como a "civilização islâmica". A seleção tem como objetivo apresentar a variedade dessas culturas, que se estenderam por longos séculos e por um grande território, outrora abrangendo desde a península Ibérica até a Ásia Central.

Assim, o autor apresenta os personagens óbvios da história islâmica - como o profeta Muhammad e o califa 'Ali - e também conta sobre o pensador medieval al-Ghazali e até mesmo sobre figuras menos emblemáticas, como o médico Abu Bakr al-Razi e o mercador Abu al-Qasim Ramisht. Estão contemplados ainda o herói clássico Saladino e o poeta sufista Rumi.

Quando descrito por sociedades distintas, o islã costuma evocar a imagem de véus cobrindo o rosto de suas mulheres e turbantes adornando a cabeça de seus homens. Dificilmente, no entanto, essa religião remete o espectador aos retratos nítidos de seus personagens para além dos estereótipos.

Aqui, temos em mãos a oportunidade de conhecer os grandes nomes que moldaram um sofisticado e variado pensamento desde o século VII, determinando, inclusive, o que seria a cultura e a ciência na Europa, que se beneficiou largamente das obras e dos saberes de diversos intelectuais e pensadores muçulmanos.

A publicação está disponível no site das Edições Sesc.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Capa do Livro Civilização Islâmica - Edições Sesc)

Palestrantes

Mamede Mustafa Jarouche

Mamede Mustafa Jarouche

Livre-Docente em Literatura Árabe pela USP, na qual leciona desde 1992. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura Árabe, atuando principalmente nos seguintes temas: orientalismo, narrativa árabe, cultura árabe, Oriente Médio e tradução do árabe. Tradutor do Livro das mil e uma noites para o português e do romance "Um copo de cólera", de Raduan Nassar, para o árabe.  
(Foto: Alexandre Nunis)

Plínio Freire Gomes

Plínio Freire Gomes

Historiador e mestre pela USP, tradutor e conferencista. Publicou vários artigos acadêmicos, além do livro "Um herege vai ao paraíso" (Companhia das Letras, 1997). Atualmente desenvolve projetos ligados à arte islâmica e à história das relações entre o Ocidente e o Oriente.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/04/2018 a 25/04/2018

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis