Atividades

Processos criativos e tecnologia

Cognição e Criação Multimodal

Voltar para o início Cognição e Criação Multimodal

Programa

A palestra integra pesquisa teórica e prática para estudar novas formas de análise e expressão artísticas mediadas por processos tecnológicos, a partir da interação entre fontes físicas e virtuais. Discute o diálogo entre processos criativos e cognição vinculando-os ao uso de interfaces tecnológicas, computação musical, captura e armazenamento de movimento e de outros sinais vitais. Neste contexto, serão exploradas as inter-relações entre os diversos componentes que configuram processos interativos. Por fim, a aula exemplifica essa pesquisa interdisciplinar ao apresentar projetos criativos tais como instalações, sonificação científica e de ambientes virtuais, performance de música mista, sistemas interativos para improvisação em tempo real e obras generativas algorítmicas.

(Foto ilustrativa: Luis Augusto Gonsalves)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Jônatas Manzolli

Jônatas Manzolli

Compositor, Professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp. Sua produção artística e acadêmica foca diálogos interdisciplinares entre Arte e Ciência. (Foto: Bruna Perosa)

 

Bibliografia


ARBIB, M. (Ed), Language, Music, and the Brain: A Mysterious Relationship, Ernst Strüngmann Fórum (ESF). Frankfurt, Alemanha, 2013.

 

BERNARDET, U. et. al. “The eXperience Induction Machine: A New Paradigm for Mixed-Reality Interaction Design and Psychological Experimentation”. In: DUBOIS, M; GRAY, F.; NIGAY, L. (Orgs). The Engineering of Mixed Reality Systems. Londres, 2010: 357-379.

 

BODEN, M. “What is creativity?” In: M. Boden (ed), Dimensions of creativity.

MIT Press, 1996:75-117.

 

CASTELLI, Fulvia; HAPPÉ, Francesca; FRITH, Uta; FRITH, Chris. "Movement and

Mind: A Functional Imaging Study of Perception and Interpretation of Complex

Intentional Movement Patterns". NeuroImage 12 (3), 2000: 314–25.

 

CASTELLANO, G.;  VILLALBA, S.;  CAMURRI, A. “Recognising human

emotions from body movement and gesture dynamics”. In ACII ’07: Proceedings

of the 2nd international conference on Affective Computing and Intelligent

Interaction. 2007:71-82.

 

CLANCEY, W. J.  “The frame of reference problem in the design of intelligent machines”. In: Architectures for Intelligence, Proc. 22nd Carnegie Symp. on Cognition, ed. K. v. Lehn, pp. 1992: 357–423.

 

LEGROUX, S.; VERSCHURE, P. “Music is everywhere: A situated approach to music composition”. In: MANZOTTI, R. (ed.) Situated Aesthetics: Art Beyond the Skin. Exeter: Imprint Academic, 2011: 189–210. 

 

LEMAN, M. Embodied music cognition and mediation technology: MIT Press, 2007.

 

MANZOLLI, J., VERSCHURE, P.; “Roboser: A Real-World Composition System”, Computer Music Journal, 29:3, 2005:55-75.

 

MANZOLLI, J. “Auto-organização um Paradigma Composicional”. (1996) In: DEBRUN,

M.; GONZALES, M.E.Q.; PESSOA Jr., O.. Autoorganização: Estudos Interdisciplinares, Campinas, CLE/Unicamp, 1996: 417-435.

 

MORONI, A., MANZOLLI, J., VON ZUBEN, F.; GUDWIN, R. "Vox Populi: An Interactive

Evolutionary System for Algorithmic Composition", Leonardo Music Journal,

Vol. 10, 2000:49-50.

 

VERSCHURE, P., MANZOLLI, J. “Computational Modelling of Mind and Music”. In: ARBIB, M. (Ed), Language, Music, and the Brain: A Mysterious Relationship, Ernst Strüngmann Fórum (ESF). Frankfurt, Alemanha, 2013.

 

WASSERMAN, K.; MANZOLLI, J.; ENG, K.; VERSCHURE, P. “Live soundscape composition based on synthetic emotions: Using music to communicate between an interactive exhibition and its visitors”. IEEE MultiMedia 10, 2003:82–90.

 

WINKLER, T. Composing Interactive Music: Techniques and Ideas Using Max.

Cambridge, MA: MIT Press, 2001.


 

 

Data

27/04/2015 a 27/04/2015

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP
 

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira

Inscreva-se agora