Atividades

Uma nova cultura surge com a inteligência artificial

Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo

Voltar para o início Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Segundo José Teixeira Coelho Netto, se for possível explicar a um viajante do tempo, ou mesmo a um contemporâneo, o que é e o que faz um telefone celular, será provavelmente possível entender o que é a cultura contemporânea e sua dinâmica. Explicá-lo pode não ser tarefa simples; mas é viável  pelo menos desenhar dois grandes quadros da dinâmica cultural atual, um relativo a seu hardware –materializado no sistema de produção cultural—e o outro referente ao software que preenche os produtos culturais desse sistema, seu conteúdo por dizê-lo assim,  os modos de sua formação e disseminação. Hoje temos um cérebro sempre disponível na mão mesmo se pareça faltar uma conexão com o cérebro que fica sobre os ombros. Essa reconexão, caso se faça e para que se possa fazer, dificilmente poderá evitar, pelo menos no caso da política cultural, a reintrodução em cena de um velho ator social, o valor,  ao lado do abandono de antigos conceitos e programas históricos hoje saturados em sua concepção e efeitos. Tais reflexões são desenvolvidas por Teixeira Colho, no recém –lançado livro “Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo” (Iluminuras), onde assumem a forma de ideias experimentais partindo do pressuposto de que é sempre necessário formular novas perguntas  para obterem-se novos resultados, particularmente  num campo como o da política cultural, conforme o autor, acostumado à repetição de velhos conceitos geradores de respostas consagradas mas nem por isso adequadas e atuais. Neste encontro são discutidas as questões abordadas nesta obra.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Jose Teixeira Coelho Netto

Jose Teixeira Coelho Netto

Professor emérito da USP, coordenador do Curso de Especialização em Gestão e Política Cultural do Observatório Itaú Cultural.

Data

23/02/2016 a 23/02/2016

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis