Atividades

Globalização e consumo cultural

Conferência Internacional Cultura Global e Cosmopolitismo Estético

Voltar para o início Conferência Internacional Cultura Global e Cosmopolitismo Estético

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A conferência internacional “Cultura Global e Cosmopolitismo Estético”, realizado em parceria entre Ministério da Cultura e Comunicação da França, ESPM e Sesc, com apoio do Consulado de Israel, discutirá os significados da globalização cultural e as suas consequências cosmopolitas, a partir da perspectiva da cultura global e suas injunções através de vários meios e objetos de consumo cultural.

Dia 08/11 - Centro de Pesquisa e Formação

• 14h30 às 16h
Política cultural e consumo cultural
As duas pesquisadoras trarão uma discussão sobre questões teóricas e recentes pesquisas empíricas relacionadas às propostas de políticas culturais e as diferentes formas de consumo cultural no contexto global.
Com Sylvie Octobre e Tally Katz Gerro
*tradução simultânea

Dia 09/11 - Centro de Pesquisa e Formação
• 10h às 11h30
Cultura Global – música e discos de vinil
A partir das principais questões teóricas e recentes pesquisas relativas ao consumo de música e de cultura material, os dois pesquisadores propõem uma discussão sobre o consumo de vinil e sua inserção no contexto contemporâneo digital e global.
Com Ian Woodward e Dominik Bartmanski
*tradução simultânea

•15h às 18h30
Atividades metodológicas
O projeto Cosmopolitismos Juvenis no Brasil desenvolveu ferramentas metodológicas para a aplicação da pesquisa internacional com jovens no contexto brasileiro. O objetivo é que os participantes experimentem as quatro diferentes ferramentas nas respectivas áreas temáticas exploradas no projeto:
- Consumo Cultural híbrido (jogos de carta e digital)Wilson Bekesas
- Cultura global/identidades culturais (Mapas)Renato Mader
- Marcas e Alimentos – consumo global e local (dinâmicas digitais e de experimentação) – Joana Pellerano
- Imigração (Fotos e representações) – Viviane Riegel

Dia 10/11 – Sesc Vila Mariana
Conferência Internacional
• 9h às 10h
Recepção

• 10h às 10h30
Abertura da Conferência
Com Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.
Com Marcos Amatucci, Pró-Reitor de pesquisa e pós-graduação stricto sensu da ESPM.

• 10h30 às 13h
Apresentação Pesquisa Cosmopolitismo Estético e Cultura Global
Essa sessão apresentará a base da construção do projeto internacional Cosmopolitismo Estético e Cultural global, com sua aplicação na França, no Brasil e em Israel.
Com Vincenzo Cicchelli, Sylvie Octobre, Viviane Riegel e Tally Katz-Gerro

• 13h às 14h30
Almoço

• 14h30 às 15h30
Palestra Cosmopolitismo Estético
Essa palestra será conduzida pelo pesquisador israelense, com a discussão dos temas, assuntos e conceitos relacionados ao Cosmopolitismo Estético.
Com Motti Regev

• 15h45 às 18h15
Cosmopolitismo Estético e Música
Essa sessão apresentará propostas de pesquisas realizadas na área musical relacionadas ao cosmopolitismo estético.
Com Serge Lacasse, Sophie Stévance, Antoinette Kuijlaars, Michael Spanu e Jean-Marie Seca.

• 19h às 20h
Coquetel e apresentação do livro
*tradução simultânea

Dia 11/11 - Centro de Pesquisa e Formação
• 10h às 12h30
Cultura, abertura e cosmopolitismo
Essa sessão apresentará discussões sobre abertura ao outro e cosmopolitismo na esfera cultural, com experiência na área musical e em exposições de museus.
Com Ian Woodward, Dominik Bartmanski e Anne Krebs.
*tradução simultânea

• 13h às 15h
Almoço

• 15h às 18h
Sessões temáticas América Latina
O projeto Cosmopolitismos Juvenis no Brasil explorou diferentes áreas temáticas e realizará sessões com a participação de participantes externos e suas respectivas pesquisas:
- Consumo cultural híbrido
Discussão acerca da hibridização das lógicas de produção e consumo do entretenimento e da participação, inscritas nos espaços físicos e no ciberespaço, que criam novos sentidos de lugar e comunidade no contexto global.
Com Wilson Bekesas e Renato Mader.

- Marcas e estilos de vida
Aborda o contato cotidiano com as propostas de experiências das marcas globais e suas influências na reprodução de estilos de vida.
Com Viviane Riegel.

- Alimentos e práticas de consumo
Trata do contato cotidiano com formas multiculturais de alimentação e suas consequências.
Com Joana Pellerano.

- Cidadania e imigração
Discussão acerca da relação entre cidadania e cosmopolitismo a partir dos contextos dos processos migratórios contemporâneos.
Com Denise Cogo.

- Interculturalidade e mobilidade
Discussão acerca da interculturalidade, sobre o consumo de informações e experiências internacionais, seja por contato físico ou virtual, para a formação de repertório cultural global e/ou local, como uma forma de olhar para o Outro.
Com Priscilla Oliveira.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Renato Mader

Renato Mader

Doutorando em Comunicação e práticas de consumo pelo PPGCOM-ESPM-SP, Instituição onde leciona há 16 anos na graduação e pós-graduação. Pesquisador pelo CAEPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Wilson Bekesas

Wilson Bekesas

Doutor em Comunicação e semiótica pelo COGEAE-PUC –SP. Professor da ESPM- SP há 14 anos, na graduação e pós-graduação. Pesquisador pelo CAEPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Viviane Riegel

Viviane Riegel

Doutora em Comunicação e práticas de consumo pelo PPGCOM-ESPM-SP, e em Sociologia pela Goldsmiths College, Londres. Pesquisadora e professora da ESPM há 10 anos na graduação. Pesquisadora da ESPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Denise Maria Cogo

Denise Maria Cogo

Doutora em Ciências da Comunicação pela  USP, professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vincenzo Cicchelli

Vincenzo Cicchelli

Professor de Sociologia da Université Paris Descartes, Pesquisador do GEMASS – Grupo de Estudos de Metodologia e Análise das Ciências Sociais da Université de Paris, Sorbonne. Editor da série de livros da Brill Publishing “Youth in a globalizing world”, autor do livro “Pluriel et commun, sociologie d´un monde cosmopolite”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sylvie Octobre

Sylvie Octobre

Encarregada de estudos sobre jovens no DEPS (Departamento de Estudos da Prospecção e das Estatísticas) do Ministério da Cultura da França. Socióloga, pesquisadora do GEMASS – Grupo de Estudos de Metodologia e Análise das Ciências Sociais da Université de Paris, Sorbonne.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ian Woodward

Ian Woodward

Professor de Sociologia no departamento de Marketing e Administração: Consumo, Cultura e Comércio, na University of Southern Denmark. Autor dos livros “Cosmopolitanism. Uses of the Idea”; “Cultural Sociology: an Introduction”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tally Katz-Gerro

Tally Katz-Gerro

Professora de Sociologia na University of Manchester e pesquisadora da University of Haifa em sociologia da cultura e consumo. Membro do comitê executivo da Associação Europeia de Sociologia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Motti Regev

Motti Regev

Professor de Sociologia da Open University of Israel, coordenador do Mestrado em Estudos Culturais. Autor do livro “Pop-Rock Music: Aesthetic Cosmopolitanism in Late Modernity”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dominik Bartmanski

Dominik Bartmanski

Sociólogo da cultura, pesquisador sobre arquitetura icônica na Technische Universität Berlin. Autor dos livros “Vinyl” e "Labels: Making Independent Music".
(Foto: Acervo Pessoal)

Serge Lacasse

Serge Lacasse

Especialista da música popular e do registro sonoro, professor titular em musicologia na Faculdade de Música da Université Laval, co-diretor do Observatoire interdisciplinaire de création et de recherche en musique (OICRM; « Regroupements stratégiques » FQRSC, 2011-2017), e director do Laboratoire audionumérique de recherche et de création (LARC).
(Foto: Acervo Pessoal)

Sophie Stévance

Sophie Stévance

Professora de musicologia da Faculdade de música da Université Laval, Québec, onde ela ensina musicologia e a pesquisa-criação em música. Diretora do Groupe de recherche-création en musique (GRECEM), responsável pelo programa de pesquisa-criação em música na Université Laval. Redatora chefe da revista Intersections : revue canadienne de musique e membro do comitê de administração da Société de Musique des Universités Canadiennes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Antoinette Kuijlaars

Antoinette Kuijlaars

Membro da equipe Modes, espaces et processus de socialisation do Centre Max Weber. Pesquisadora sobre as baterias de escola de samba no Rio de Janeiro, professora de sociologia e ciências políticas na Université Lyon 2.
(Foto: Acervo Pessoal)

Michael Spanu

Michael Spanu

Doutorando em sociologia na Université de Lorraine, França. Seu trabalho é baseado nas políticas de linguagem na música popular e o relacionamento entre as cenas locais e a cultura hegemônica. Membro da equipe editorial da revista Volume! , publicação francesa dos estudos de música popular.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jean-Marie Seca

Jean-Marie Seca

Professor de sociologia da Université de Lorraine, co-responsável do Mestrado Dynamique des sociétés: Institutions, Interactions et Usages.
(Foto: Acervo Pessoal)

Anne Krebs

Anne Krebs

Diretora do serviço de Estudos e Pesquisas do museu do Louvre.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Amatucci

Marcos Amatucci

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Pós-doutoramento pela EAESP/FGV (2010). Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994). Pesquisa Inovação e Sustentabilidade no transporte e na mobilidade urbana; Inovação e Internacionalização; e Epistemologia e Metodologia Científica. Ministra a disciplina de Epistemologia no Programa de Doutorado em Gestão Internacional da ESPM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Priscilla Oliveira

Priscilla Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

08/11/2016 a 11/11/2016

Dias e Horários

08/11 Terça, das 14h30 às 16h
09/11 Quarta, das 10h às 18h30
10/11 Quinta, das 9h às 20h (Sesc Vila Mariana)
11/11 Sexta, 10h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 11 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora