Atividades

Um olhar relacional e transdisciplinar das práticas artísticas

Corpo - imagem - som: conexões e campos expandidos

Voltar para o início Corpo - imagem - som: conexões e campos expandidos

Programa

As inter-relações entre corpo, imagem e som configuram o espaço poético de diferentes práticas artísticas, como a dança contemporânea, a performance art, a videoarte, a videoperformance, a música experimental, dentre outras. Por vezes, existem ainda produções que se situam em limiares, nos quais rótulos e classificações previamente estabelecidos tornam-se inconsistentes e é preciso buscar outras abordagens que deem conta de um campo problemático transversal e múltiplo. Neste contexto, o foco principal são os enviesamentos, os atravessamentos, as interações e as relações entre diferentes meios de expressão, assim como o modo pelo qual estes são transformados pela experimentação artística.


O curso propõe uma reflexão acerca de diferentes manifestações artísticas, especificamente àquelas que possuem como ponto central as interações entre corpo, imagem e som, a partir de um olhar relacional e transdisciplinar. Por meio da proposição de um repertório abrangente, serão discutidas questões operacionais e conceituais, objetivando a compreensão dos contextos e práticas artísticas a partir de seus campos expandidos.


:: No dia 03/12, a atividade será realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade no Bom Retiro.


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.


 

Palestrantes

Felipe Merker Castellani

Felipe Merker Castellani

Doutorando e mestre em Processos Criativos pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente suas pesquisas práticas e teóricas têm como ponto central criação musical relacionada com outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança. (Foto: Alessandra Bochio)

Alessandra Bochio

Alessandra Bochio

Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP, com estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle. Como artista se dedica a criação de performances audiovisuais colaborativas. (Foto: Acervo pessoal)

 

Juliana Moraes

Juliana Moraes

Professora do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP. Doutora em Artes e Bacharel em Dança pela UNICAMP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

BELLOUR, R. Entre-imagens – foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.

BURROWS, J. A Choreographer’s Handbook. Londres e Nova York: Routlede, 2010.

DE KEERSMAEKER, A. T.; CVEJIC, B. A Choreographer’s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók. Bruxelas: Mercatorfonds / Rosas, 2012.

DUBOIS, P. Movimentos improváveis: o efeito cinema na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, 2003.

______________. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

______________. “A imagem-memória ou a mise-en-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno”. Revista Laika Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual da USP, vol. 1, No. 1, 2012.

GINDT, A. Georges Aperghis: le corps musical. Paris: Actes Sud, 1990.

GOLDBERG, R. La performance: du futurisme à nos jours. Paris: Thames & Hudson, 2012.

HIGGINS, D. “Synesthesia and intersenses intermedia”. Something Else Press, No. 1, 1966.

______________. “The origin of happening”. American Speech, Vol. 51, No. 3/4. Durham: Duke University Press, 1976, pp. 268-271. Disponível em <hppt://www.jstor.org/stable/454975>. Último acesso em janeiro de 2012.

_______________. Horizons. The poetics and theory of the intermedia. Carbonadle and Edwardsville: Souther Illions University Press, 1984.

_______________. Modernism since post-modernism. Essay on intermedia. San Diego: San Diego State University Press, 1987.

_______________. “Intermedia”. Leonardo, vol. 34, No. 1. The MIT Press, 2001, pp. 49-54. Disponível em <http://www.jstor.org/stable/15769834>. Último acesso em janeiro de 2012.

LEHMANN, H. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

LEIGH FOSTER, S. Choreographing Empathy: Kinesthesia in Performance. Londres e Nova York: Routlede, 2011.

MACHADO, A. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007a. (Col. Arte+).

ROLAND, D (dir.). Thierry De Mey: Traces de Mouvements. Enghien-les-Bains: Centre des arts, 2012.

ROLAND, D. (dir.). Corps numériques en scène. Enghien-les-Bains: Centre des arts d’Enghien-les-Bains/ La lettre volée, 2007.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

 

Data

17/11/2015 a 03/12/2015

Dias e Horários

Terças e quintas, 19h às 21h30.
*No dia 03/12, a atividade será realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro.

Local

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira