Cosmopolitismos Juvenis no Brasil
Voltar para o inícioCancelado
Programa
O projeto Cosmopolitismos Juvenis no Brasil, parte integrante da pesquisa Cultures juvéniles à l'ère de la globalisation (presente também na França, em Israel e na Coréia do Sul), tem como objetivo realizar um estudo comparativo para entender o cosmopolitismo cultural-estético, analisando o consumo cultural e as experiências com a cultura global de jovens.
Na adaptação da pesquisa para o contexto brasileiro, o projeto desenvolveu ferramentas metodológicas para a aplicação dessa investigação internacional que permitisse que os jovens trouxessem seu próprio repertório cultural e global e os contextos de consumo.
A proposta dessa atividade é discutir os desafios de adaptação de pesquisas qualitativas comparativas, apresentar novas metodologias criadas para o projeto de pesquisa Cosmopolitismos Juvenis no Brasil - levando em conta o objetivo e os sujeitos da investigação (jogo, cartografia, diário e dinâmicas de interação que vão além da observação e da narrativa), e incentivar os participantes a pensar novas propostas para suas próprias pesquisas.
1. Pesquisas comparativas; Adaptações e novas metodologias.
4. Novas propostas metodológicas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Eugenio Hansen)
Palestrantes
Renato Mader
Doutorando em Comunicação e práticas de consumo pelo PPGCOM-ESPM-SP, Instituição onde leciona há 16 anos na graduação e pós-graduação. Pesquisador pelo CAEPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Viviane Riegel
Doutora em Comunicação e práticas de consumo pelo PPGCOM-ESPM-SP, e em Sociologia pela Goldsmiths College, Londres. Pesquisadora e professora da ESPM há 10 anos na graduação. Pesquisadora da ESPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Joana Pellerano
Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e em Comunicação e Gastronomia (Universitat de Vic), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFES). É professora e pesquisadora da área de alimentação, além de uma das autoras do site de divulgação científica Comida na Cabeça (www.comidanacabeca.com).
(Foto: Acervo pessoal)
Data
04/11/2019 a 13/11/2019
Dias e Horários
Segundas e quartas, 16h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.