Cosmopolitismos: marcas globais e estilo de vida
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A partir do projeto de pesquisa Cosmopolitismos juvenis, desenvolvido na França, Canadá, Austrália, Israel e no Brasil, com o objetivo investigar o cosmopolitismo das práticas e do consumo culturais dos jovens, propomos uma discussão sobre a temática Marcas Globais e Estilos de Vida.
Nesse curso, o objetivo é discutir como as marcas formam, diante da cultura global, suas próprias paisagens, e seu consumo integra diversas culturas e identidades, em trocas simbólicas que constroem experiências de estilos de vida cosmopolitas. Durante 4 encontros, discussões sobre referências teóricas, pesquisas aplicadas (acadêmicas e de mercado), e experiências culturais (cinematográfica e com dinâmica) para falar sobre as relações entre as marcas e o cosmopolitismo em nosso cotidiano.
Programação
10/08 - Marcas e consumo global
Os pontos de contato com outros símbolos culturais pelo consumo (incluindo marcas) em uma sociedade globalizada e mediatizada. Dentre esses contatos, as marcas são um dos elementos mais cotidianos e mais presentes nas práticas dos indivíduos, principalmente nas grandes cidades.
O consumo de marcas globais reproduziria estilos de vida que remetem a determinados grupos, como capital simbólico distinto. Nessa relação, as marcas são elementos que permitem reconhecimento no grupo e trocas específicas de códigos próprios, de formas de viver.
24/08 - Consumo local e consumo internacional de marcas
Os usos simbólicos que os indivíduos fazem das marcas, tanto em conexão com códigos locais (quando há adaptação à cultura local), quanto em assimilação das propostas padronizadas das marcas para o mercado global.
31/08 - Experiência marcas globais e estilos de vida - mundo virtual global das marcas
Será desenvolvida uma atividade a partir de diferentes materiais de marcas globais e as formas de interação de suas estratégias, principalmente por meios digitais, com os consumidores. Nessa interação, também faremos uma troca a partir da possibilidade de resposta e ação em relação às marcas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Viviane Riegel
Doutora em Comunicação e práticas de consumo pelo PPGCOM-ESPM-SP, e em Sociologia pela Goldsmiths College, Londres. Pesquisadora e professora da ESPM há 10 anos na graduação. Pesquisadora da ESPM-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/08/2016 a 31/08/2016
Dias e Horários
Quartas, 19h30 às 21h30