Atividades

Arte e técnica de escrever para televisão e cinema.

Da Criação ao Roteiro

Voltar para o início Da Criação ao Roteiro

Programa

Seminário de roteiros para cinema e TV, estruturado a partir de 5 encontros, que divide com o aluno o conhecimento sedimentado numa vivência prolongada do ato de escrever roteiros para cinema e televisão no Brasil e no mundo. O que se oferece ao aluno é fruto de um saber e experiência que se transmitem de uma forma metódica e sistemática. Trata-se, por isso de um curso assumidamente didático, que analisa aspectos tão importantes como o conflito dramático, o personagem, a ação, a unidade e o tempo dramáticos, bem como a otimização da capacidade criativa. O caráter pedagógico do seminário busca incorporar tanto o rigor técnico como um sentido de criação ímpar nos participantes.  

 

Primeiro Encontro:

Nesta aula o tema é a introdução à dramaturgia, tendo como ponto de partida a ideia. Os alunos são orientados sobre qual o melhor encaminhamento a ser dado à ideia para que ela possa ser transformada num roteiro para filme. Dentro desse contexto, apresenta-se a filosofia das ideias, as técnicas utilizadas pelos grandes roteiristas para buscar ideias e a experiência prática na elaboração de roteiros para o cinema e TV. São realizados exercícios práticos e solicita-se aos alunos que apresentem as ideias que possam resultar num roteiro. As ideias dos alunos são lidas e discutidas em sala. Ao final os alunos selecionam a melhor ideia.

 

Segundo Encontro:

Antes do roteiro ter diálogos e cenas ele é um texto tal como um livro: chama-se sinopse. O surgimento da sinopse é uma primeira aproximação do que será o roteiro. São apresentadas as técnicas de desenvolvimento de sinopse e nesta surge o personagem. Como colocar o personagem dentro da história? Como dar personalidade e caráter a cada personagem? Será especificado os dez pontos principais de construção de um personagem. Este tem que ser verdadeiro, mas não é real. É uma invenção do autor/roteirista, que trata do modo como cada personagem deve atuar dentro do seu mundo. É analisada a relação entre a história que se quer contar e cada um dos personagens que fazem parte da trama. São criados os personagens que podem protagonizar uma história e serão aplicados exercícios para que os alunos criem sinopses e perfis de personagens.

 

Terceiro Encontro:

A evolução e transformação contínua do personagem é o tema principal da terceira aula, que trata também da construção da ação dramática e como a evolução do personagem interfere nos conflitos que fazem parte da história.  O momento da virada de uma história é um dos segredos de um bom roteiro. O autor precisa saber o momento certo para provocar uma mudança drástica na história de modo a provocar emoções e surpreender o público. Cabe ao roteirista descobrir o momento certo de promover a chamada "curva da história", assim como a diferença da utilização desses recursos num roteiro para um filme e obra em capítulos, como numa novela ou minissérie. Ao fim, os alunos são estimulados a escrever cenas com características que ilustrem situações limites dos personagens.

 

Quarto Encontro:

A unidade dramática é o tema principal da quarta aula. Como escrever um roteiro mantendo a coerência do início ao fim? Num roteiro para filme, a unidade dramática é um aspecto difícil de se conseguir. Numa obra em série o roteirista precisa ter muita perspicácia para conseguir manter a unidade dramática, assim como, numa obra em capítulos como numa minissérie ou novela. Junto com a unidade dramática também é estudada a cena de forma isolada. A função da cena dentro do conjunto da história. A cena com vida própria e a função dela na constituição de uma eficiente unidade dramática. Ao fim, os alunos são estimulados a escrever cenas individuais que, junto com a dos demais alunos, possam oferecer uma unidade dramática.

 

Quinto Encontro:

A importância do diálogo para a consistência do roteiro e para a elaboração do personagem. Cada personagem tem um jeito próprio de falar e é preciso que o roteirista saiba manipular as falas dos personagens de modo que elas deem ritmo e veracidade à história. Nessa aula são enumerados os dez problemas do diálogo e como lidar com eles. São estudados os tipos de diálogo e as maneiras de como se deve colocar conteúdo nos diálogos. Também são feitas apreciações sobre o estudo de cenas, além de uma revisão dos trabalhos sobre a estrutura do roteiro.

 


Foto: Francesco CC-BY-SA-2.0

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Doc Comparato

Doc Comparato

Roteirista, dramaturgo e escritor. Fundou a Casa de Criação da Rede Globo e lecionou Roteiro na Escola de Cinema de Berlim É autor do livro "Da criação ao roteiro".

Data

05/10/2015 a 09/10/2015

Dias e Horários

Segunda a sexta, 14h às 17h.

Local

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira