Atividades

A comunicação e expressão em dança são trabalhadas, a partir do conceito de “obra aberta”.

Dança Contemporânea, Modo de Usar

Voltar para o início Dança Contemporânea, Modo de Usar

Programa

Apresentação de elementos da história da dança, problematizando a clivagem entre dois períodos da arte - moderno e contemporâneo - mediante a exposição e estudo de caso de duas obras contemporâneas.
 
Aportes das artes visuais e das artes da cena serão debatidos, a partir das matrizes das quais essas artes se compõem - sonora, visual e verbal.  Relacionados à cultura coreográfica, por contraste, tais aportes elucidam características de base da arte da dança, também presente em criações contemporâneas.
A comunicação/expressão em dança é trabalhada a partir do conceito de “obra aberta” e deste em relação à questão da efemeridade e concretude da dança. Haverá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de outubro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo. 
 
(Foto principal: Vitor Vieira)

Palestrantes

Cássia Navas

Cássia Navas

Pesquisadora e ensaísta, é professora-colaboradora do Programa de Artes da Cena/ Instituto de Artes-Unicamp. Curadora e consultora de vários projetos/programas em Dança no Brasil e exterior, é especialista em gestão/políticas da cultura (Ministère de la Culture- France/Unesco/Université de Dijon).
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

GINOT, I. & MARCELLE, M. (1999) La danse au XXeme. Siècle. Paris: Bordas.
LIVET, A. (1973).Contemporary Dance. Nova Iorque: Abbeville
LOUPPE, L. (1997) La poétique de la danse contemporaine. Bruxelas, Contredanse
NAVAS, C. & DIAS, L. (1992). Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura
NAVAS, C. (2003). Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva
NAVAS, C (2006) Dança, estado de ruptura e inclusão, de Cássia Navas,  Anais/IV congresso da ABRACE- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, Editora UNIRIO
NAVAS, C. (2010). Do íntimo, do particular e do público: Subsídios para a gestão em dança. In 4 seminário Politicas culturais: Reflexões e Ações. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa/MINC e Itaú Cultural.
PAZ, O. (1984) Os Filhos do Barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira
ROUANET. S. (1987). As Razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras
SILVA. E. R. (2005). Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA
 

Data

13/11/2014 a 14/11/2014

Dias e Horários

Quinta e sexta, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 10,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora