Atividades

Discutindo a dança contemporânea em suas estruturas de bem cultural

Dança para todos, mas nem todas para todo mundo

Voltar para o início Dança para todos, mas nem todas para todo mundo

Programa

O foco do curso é a dança contemporânea, donde pulsa o conhecimento humano de nossos dias, em sua convivência com formas de expressão mais tradicionais, inseridas dentro da cultura coreográfica: o balé e a dança moderna, mas também, dentro de uma cultura mais ampla da dança, como em manifestações da tradição popular. 

Faz parte da discussão a dança em suas estruturas de bem cultural: origens, formatos, formas de difusão e relação entre os polos emissor (palco e/ou espaço cênico), e receptor (plateias), apontando-se para a diversidade de tendências e formas de ação de bailarinos, coreógrafos e gestores. A partir destas premissas, propõe-se uma discussão sobre públicos e plateias da dança.
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de novembro, às 14h, pela Internet ou na unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto principal: Acervo Ballet Stagium)
 

Palestrantes

Cássia Navas

Cássia Navas

Pesquisadora e ensaísta, é professora-colaboradora do Programa de Artes da Cena/ Instituto de Artes-Unicamp. Curadora e consultora de vários projetos/programas em Dança no Brasil e exterior, é especialista em gestão/políticas da cultura (Ministère de la Culture- France/Unesco/Université de Dijon).
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ADORNO, T. (1988) Teoria Estética. Col. Arte e Comunicação.  Lisboa: Edições 70
GUY, J. M. (1991). Les Publiques de La Danse. Paris: La Documentation Française/Ministère de la Culture et de la Communication/DEP-Département dês Etudes et de la Prospective
NAVAS, C. (1999). Dança e Mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São Paulo: Hucitec
NAVAS, C. (2003). Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva
NAVAS, C. (2005). Leis para a dança do Brasil, desafios para todos. In Lições de Dança n. 5. Rio de Janeiro: Univercidade.
NAVAS, C. (2006a) Dança, estado de ruptura e inclusão. In Anais do IV Congresso da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: UNIRIO
NAVAS, C. (2010b). Centros de formação: o que há para além das academias? In II Seminários de Dança de Joinville. Joinville: Fundação Festival de Joinville
NAVAS, C. (2010c). Do íntimo, do particular e do público: subsídios para a gestão em dança. In publicação 4o Seminário Políticas Culturais: Reflexões e Ações. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa/MINC e Itaú Cultural
NAVAS, C. (2011). Danças para todos! (mas nem todas para todo mundo). Revista E, n. 4. São Paulo: SESC São Paulo
NAVAS. C. (2010a). Memórias-corpo, corpo-território e dança-mídia. In site do VI Colóquio Internacional de Etnocenologia. Belo Horizonte: EBA/UFMG
OLIVEIRA, I. (2008) Qual é à hora de aplaudir? Anais/V Congresso ABRACE Pesquisa em Pós-Graduação em Artes Cênicas. UFMG: Belo Horizonte
PAVIS, P. (2008) A Análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. 2ª Ed. São Paulo: Perspectiva
 

Data

04/12/2014 a 05/12/2014

Dias e Horários

Quinta e sexta, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

Inscreva-se agora