Atividades

como a internet e as redes sociais estão impactando a nossa democracia e o processo eleitoral?

Democracia e internet em debate

Voltar para o início Democracia e internet em debate

Programa

Temos visto, por todo o mundo, uma grande preocupação com o papel que a internet vem desempenhando no debate político, em especial em períodos eleitorais. 2018 é um ano de eleições para muitos países: além de Brasil, Colômbia, Costa Rica, Egito, México, Rússia e Turquia, e, em toda parte, ansiedades com a influência positiva ou negativa das redes na formação de intenção de voto.

Neste evento, vamos discutir temas como direcionamento de propaganda política a grupos específicos de usuários nas redes sociais (tema que esteve no cerne do escândalo Cambridge Analytica no primeiro semestre), as guerras virtuais e a a polarização, o uso da internet para discussão política e ativismo, e a relação entre a internet e a emergência de novos atores sociais.

O evento marca o lançamento da edição n. 27 da Revista Sur (Revista Internacional de Direitos Humanos), realizada pela Conectas Direitos Humanos em parceria com InternetLab e Friedrich Ebert Stiftung, que traz contribuições de várias partes do mundo sobre democracia e internet.

Na oportunidade também será  lançado no Brasil do livro de Juliano Spyer, "Mídias Sociais no Brasil Emergente" (UCL Press, 2018).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: TRE-RJ)

Palestrantes

Mariana G. Valente

Mariana G. Valente

Advogada e doutora em direito pela USP. É diretora do InternetLab, pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, e coordenadora do Creative Commons Brasil.
(Foto: Sebaastien Ter Burg)

Natália Neris

Natália Neris

Pesquisadora, doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da USP, mestra em Direito pela FGV e bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Camila Rocha

Camila Rocha

Doutoranda em Ciência Política pela USP, membra do Grupo de Trabalho Derechas Contemporáneas: dictaduras y democracrias, vinculado ao CLACSO, e pesquisadora do INCT-INEU.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliano Spyer

Juliano Spyer

Doutor em antropologia pela University College London. Ocupa o cargo de Head of Human Insights na www.alexandria.ai.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maryuri Mora Grisales

Maryuri Mora Grisales

Doutora em Ciências da Religião pela UMESP. Integra o programa de Fortalecimento do Espaço Democrático da Conectas e é editora assistente da Revista Sur.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/10/2018 a 05/10/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora