Atividades

Discussão sobre o modelo do Carnaval de Rua adotado na cidade de São Paulo e suas perspectivas futuras

Diálogos CPF & Escola do Parlamento: Carnaval de Rua em São Paulo

Voltar para o início Diálogos CPF & Escola do Parlamento: Carnaval de Rua em São Paulo

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo firmaram uma parceria para a realização de cursos na área de gestão cultural.

O terceiro tema a ser debatido no âmbito dessa parceria é o Carnaval de Rua em São Paulo.

A palestra tem como objetivo discutir o modelo de Carnaval de Rua implantado pela última gestão municipal (2013-2016) e seus impactos do ponto de vista organizacional, legislativo, econômico, urbano e simbólico.

Nesse debate, ganha relevância a questão dos Blocos Carnavalescos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura, em 2016 foram registrados 306 blocos, e em 2017 quase 500 deles. Isso representa um aumento de 60% em relação ao ano anterior (que, por sua vez, já registrava aumento em relação aos anos anteriores).

Observa-se, portanto, um aumento significativo da importância dos blocos no carnaval de rua. Qual seria a relação entre, de um lado, a demanda social por uma folia mais espontânea, e de outro, a política cultural relativa ao Carnaval de Rua colocada em prática nos últimos anos?

Nessa discussão, ganha destaque o Decreto no. 56.690, de 07 de Dezembro de 2015, que regulamenta o Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo (que desburocratizou o registro dos Blocos através de um cadastro gratuito via internet*), e também o Projeto de Lei no. 279 de 2016, que tenta vincular o registro dos Blocos à formalização, através de CNPJ e de filiação a uma associação de entidades carnavalescas.

Outra questão subjacente a este tema, por exemplo, é a economia da cultura. Uma estimativa da SPturis para o Carnaval 2016 apontou que o carnaval de rua gerou uma renda para a cidade de cerca de R$ 400 milhões, enquanto o carnaval do sambódromo, algo em torno de R$ 250 milhões. Outro tema subjacente de relevância é o direito á cidade e o uso cultural dos espaços públicos. Estes e outros temas serão abordadas na palestra.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Maurício Dantas

Maurício Dantas

Graduado em Gestão Pública, foi Secretário Adjunto de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo (2016) e foi Coordenador do Carnaval de Rua de São Paulo (2016).
(Foto: Acervo Pessoal)

Lira Alli

Lira Alli

Foi fundadora do Levante Popular da Juventude em São Paulo e é uma das fundadoras do Arrastão dos Blocos. Professora de Artes, é dirigente do Sindsep - Sindicato do funcionalismo municipal da capital.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/02/2017 a 21/02/2017

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis