Dias Gomes e a modernização da dramaturgia: teatro e televisão
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Apesar de uma trajetória no teatro que remonta aos anos 1940, Dias Gomes adquiriu reconhecimento nacional e internacional como dramaturgo pela encenação de O Pagador de Promessas, em 1960, no Teatro Brasileiro de Comédia.
Essa peça é frequentemente lembrada como umas das mais importantes da dramaturgia brasileira moderna. Além das aproximações entre estética e política num sentido nacional-popular, O Pagador de Promessas e outras peças de Dias Gomes nos anos 1960 (A Revolução dos Beatos, A Invasão, O Santo Inquérito e O Berço do Herói) têm, como uma das características mais marcantes na dramaturgia de Dias Gomes, forte hibridização de diferentes matrizes estéticas (o dramático, o épico, o trágico, o cômico). No primeiro momento da palestra, serão discutidas como essa linguagem dramatúrgica articulava-se ao contexto artístico, social e político da época.
Após isso, será abordado como o processo de modernização da telenovela brasileira se constituiu a partir da experiência teatral, tendo entre seus autores dramaturgos importantes dos anos 1960, como Oduvaldo Vianna Filho (o Vianinha), Lauro César Muniz, Jorge Andrade, Bráulio Pedroso e o próprio Dias Gomes. Além de comentar as condições que permitiram a aproximação desses dramaturgos à televisão, serão analisadas a partir da produção de Dias Gomes (Verão Vermelho, Assim na Terra como no Céu, Bandeira 2, O Bem Amado, Saramandaia e Sinal Vermelho) as inovações estético-políticas configuradas no período.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Data
28/07/2016 a 28/07/2016
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h