Atividades

Trabalho dedicado à análise das migrações africanas no Brasil e em alguns países sul-americanos.

Diáspora africana e migração na era da globalização

Voltar para o início Diáspora africana e migração na era da globalização

Programa

As migrações internacionais, que fazem parte da globalização, afetam todas as regiões do mundo e todas as categorias sociais, remodelando as sociedades contemporâneas cada vez mais pluralistas com importantes processos de socialização. Manifestam-se em todos os sentidos: Sul-Norte, Norte-Sul e Sul-Sul. Os fluxos migratórios Sul-Norte, ou de países em desenvolvimento para os Estados-Unidos e a Europa deram lugar a uma extensa literatura, o que não acontece com a recente, e não menos importante crescente surgimento de migrações Sul-Sul, muito pouco analisadas pela ausência de uma literatura consistente ? com exceção do último trabalho de Wihtol de Wenden (2013) ?, migrações em que as dinâmicas africanas são centrais para esta região caracterizada pelas turbulências migratórias das últimas décadas, tanto no que diz respeito às migrações voluntárias (trabalho e diáspora qualificados ou "do conhecimento"), como as migrações forçadas ou de refugiados.

 

O presente trabalho dedica-se, precisamente, na análise das migrações Sul-Sul, centrando-se no caso das migrações africanas no Brasil e em alguns países sul-americanos como Argentina, México e Colômbia, salientando a situação em que se encontram os imigrantes africanos nestes países, suas dificuldades e realizações, levando-se em conta os processos de sua exploração/inclusão a partir de seus novos modos de organizações sociais em seus países de acolhida.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Pixabay)

Palestrantes

Bas`ilele Malomalo

Bas`ilele Malomalo

Doutor em Sociologia pela UNESP. Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), coordenador do Grupo de pesquisa África contemporânea nas relações Globais. (Foto: Acervo pessoal)

 

Dagoberto José Fonseca

Dagoberto José Fonseca

Pós-doutor em Educação pela Unicamp e Livre Docente em Antropologia Brasileira UNESP. Docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP. Coordenador do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP). (Foto: Acervo pessoal)

 

Data

13/06/2015 a 13/06/2015

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.