Atividades

A questão de gênero na escola

Diferentes, não desiguais

Voltar para o início Diferentes, não desiguais

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

O que a escola pode fazer para estimular a reflexão, o aprendizado e o desenvolvimento de comportamentos mais compatíveis com a diversidade, a inclusão social e a cidadania?
O livro tenta responder essa questão e sugerir ações para tornar o espaço escolar mais diverso, plural e aberto.
Quando dizemos que certas tarefas são próprias de meninas e outras de meninos, estamos limitando as formas de aprendizagem e as de vida de estudantes.
Muitas vezes esse tipo de definição atrapalha o entendimento sobre o que é estar no mundo, e compromete o processo de construção de desejos, expressões e formas de sentir. A escola é, pois, o ambiente adequado para levantar essa discussão e abordar temas sobre a sexualidade e sobre as questões de gênero.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Capa do livro "Diferentes, não desiguais", Editora Reviravolta)

Palestrantes

Beatriz Accioly Lins

Beatriz Accioly Lins

Possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pela USP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença da USP. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Bernardo Fonseca Machado

Bernardo Fonseca Machado

Doutorando em antropologia social na USP e pesquisador dos núcleos de estudos Etnohistória e Numas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Michele Escoura

Michele Escoura

Doutoranda em ciências sociais na Unicamp, pesquisadora do Numas/USP, do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp e colaboradora da ONG Ação Educativa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/03/2017 a 23/03/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis