Atividades

Conversa sobre o livro "Distopias Tecnológicas", que discute as práticas artísticas que utilizam a baixa tecnologia e as tecnologias recicladas dentro de uma ressignificação poética.

Distopias tecnológicas

Voltar para o início Distopias tecnológicas

Programa

A recuperação de objetos tecnológicos, o seu deslocamento funcional e a valorização do obsoleto no meio da arte materializam uma nova forma de pensar os artefatos técnicos, e forjam um discurso crítico frente à alta tecnologia hegemônica e suas estratégias de consumo, o utilitarismo e a obsolescência vertiginosa. A obra Distopias Tecnológicas é um ensaio crítico sobre práticas artísticas que utilizam a baixa tecnologia e as tecnologias recicladas dentro de uma reelaboração e ressignificação poética. É nesta relação entre arte e tecnologia que se inserem os trabalhos do Coletivo Gambiologia, Dirceu Maués, Floriano Romano, O Grivo, Mariana Manhães, Milton Marques, Paulo Nenflidio e Vanessa de Michelis, entrevistados para este livro. O trabalho foi contemplado com a Bolsa Estímulo à Produção Crítica da Funarte 2013.

Nesse encontro a pesquisadora Juliana Gontijo conversa também sobre outras questões no âmbito da arte, como o contexto sociocultural latino-americano, onde as práticas deixam transparecer padrões distópicos e um imaginário cibertecnológico que contradizem os valores de uma sublimação tecno-científica, bem como sobre a imprevisibilidade, a inutilidade, a degeneração, a estética cyberpunk, a obsolescência da máquina e o lixo tecnológico são, assim, utilizados como estratégias culturais ante uma sociedade cada vez mais tecnocrata. 
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto: Divulgação / Piano Mecânico, o Grivo)

Data

09/09/2014 a 09/09/2014

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora