Educação integral em comunidades de aprendizagem
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José Pacheco conversará com os participantes sobre as práticas efetivas de escola integral. Para ele, assim como para alguns psicólogos, o desenvolvimento humano ocorre em meio a uma rede de relações sociais, marcadas por um contexto sociocultural específico, sempre como um ato de relação. As pessoas aprendem quando possuem um projeto de vida. De vida com os outros, no mais ínfimo pormenor da relação educativa para “formar” o cidadão democrático e participativo, o cidadão sensível e solidário, o cidadão fraterno e tolerante.
A Escola da Ponte – situada em São Tomé de Negrelos, em Portugal – também é tema da palestra. Essa escola apresenta-se com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. A sua estrutura organizativa facilitada por espaços abertos, com portas móveis, desde o espaço ao tempo e modus operandis, exige uma maior participação dos alunos em conjunto com os orientadores educativos, no funcionamento e organização de toda a escola, no planeamento das atividades, na regulação da sua aprendizagem e avaliação. Esse projeto pedagógico incentivou o trabalho nas escolas EMEF Desembagador Amorim Lima, o projeto Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias) da Escola Municipal André Urani, na Rocinha,no Rio de Janeiro, e o Projeto Âncora na cidade de Cotia, São Paulo, dentre outras escolas.
*Esta palestra integra o ciclo de debates ¨Cultura e Educação¨, composto por encontros independentes que acontece em maio.
*Esta palestra integra o ciclo de debates ¨Cultura e Educação¨, composto por encontros independentes que acontece em maio.
[Foto: Arquivo pessoal José Pacheco]
Data
21/05/2014 a 21/05/2014
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
Local
Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP
Valores
R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira