Atividades

Abordagem sobre os conceitos extraídos do fazer reflexivo, metodológico e vivencial que compõem a discussão sobre valores, conhecimentos e atitudes condizentes com a perspectiva de educação para a sustentabilidade.

Educação para a sustentabilidade

Voltar para o início Educação para a sustentabilidade

Programa

É a partir da integração das múltiplas dimensões da sustentabilidade – ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – às diversas áreas de atuação humana, numa perspectiva complexa, que se pode potencializar a efetiva proteção, recuperação e melhoria das condições socioambientais. Sob esta ótica, as ações educativas voltadas à questão socioambiental no Sesc têm buscado desenvolver e compartilhar conhecimentos e iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, atual e futura, respeitando a diversidade ambiental e cultural.
 
O Programa de Educação para a Sustentabilidade parte de estratégias de educação não formal para promover aprendizagens, por meio de sensibilização, diálogo, participação, experimentação e criação, de modo a constituir um campo de experiências significativas, individual e coletivamente. Com o desenvolvimento de dinâmicas diversas de percepção e interpretação do ambiente e suas conexões, a educação para a sustentabilidade coloca-se numa perspectiva de formação para a cidadania, entendendo que a relação com o ambiente não implica somente em mudanças de âmbito pessoal, mas, sobretudo, na percepção do papel de cada um na construção de sociedades sustentáveis. 
 
Assim, este curso objetiva compartilhar os princípios orientadores da educação ambiental, bem como algumas experiências, como formação de educadores, montagens expositivas temáticas, elaboração de materiais educativos, estratégias de mediação, entre outras. Ao mesmo tempo em que buscam propiciar a leitura da realidade, como preconizava o educador Paulo Freire, as ações também tratam da apreensão de conhecimentos e de significados simbólicos que perpassam nossa relação com o ambiente, reestabelecendo relações de forma crítica, mas também prazerosa.
Para tanto, contaremos com a participação do Professor Doutor Sandro Tonso, que irá compartilhar suas experiências como pensador e articulador de projetos de formação de educadores ambientais, alguns deles já desenvolvidos no Sesc.

(Foto principal: Pedro Abude)
 

Palestrantes

Denise Baena

Denise Baena

Socióloga e mestre em Educação pela USP. É assistente técnica da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc São Paulo.

Denise Minichelli

Denise Minichelli

Engenheira agrônoma pela Unesp com especialização em Gestão Ambiental pela POLI-USP. É assistente técnica da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc São Paulo.

Sandro Tonso

Sandro Tonso

Arquiteto e urbanista pela FAU/USP, especialista em Ecologia Humana pela Università di Padova (Itália), mestre e doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, onde é docente.

Data

27/10/2014 a 28/10/2014

Dias e Horários

Segunda e terça, 10h às 13h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora