Atividades

Palestra analisará rankings de arte e seu impacto no mercado artístico

Encontro com Alain Quemin

Voltar para o início Encontro com Alain Quemin

Programa

Hoje, os rankings tornaram-se protagonistas do mundo da arte contemporânea e do mercado. Todo mundo quer saber quem é "quente", quais são os artistas importantes e os rankings desempenham um papel importante na objetivação destas posições ocupadas por diferentes artistas. Atuam conjuntamente com outros protagonistas do mundo da arte, tais como galeristas, colecionadores, curadores, etc.

Nesta apresentação, vamos analisar brevemente dois rankings de artistas contemporâneos, o Kunstkompass e o ranking Artfacts, que tentam e objetivam a visibilidade dos artistas contemporâneos vivos. Em seguida, ambos os indicadores serão utilizados para ilustrar o impacto de diferentes fatores, como a nacionalidade (e país de residência), gênero e idade no sucesso de artistas contemporâneos. Veremos que, além do fato de que o Kunstkompass apresenta um viés que beneficia artistas alemães, esses indicadores, embora suas metodologias são muito distintas, mostram resultados muito semelhantes em termos de concentração nacional de artistas, mas também quando se trata de idade ou gênero. 

Palestrantes

Alain Quemin

Alain Quemin

Alain Quemin é sociólogo francês, especialista em temas relacionados à arte. Nesse encontro ele abordará a trajetória de artistas na contemporaneidade, a partir de seu livro publicado em 2013 sobre os superestars da arte contemporânea, como Marina Abramovich.

Data

25/04/2015 a 25/04/2015

Dias e Horários

Sábado, das 10 às 12h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis

Inscreva-se agora