Atividades

A terceira edição do Festival Sesc de Música de Câmara traz uma série de debates sobre o processo colaborativo na música

Encontros: A Música de Câmara como processo colaborativo

Voltar para o início Encontros: A Música de Câmara como processo colaborativo

Programa

Como parte da terceira edição do Festival Sesc de Música de Câmara, o Centro de Pesquisa e Formação recebe uma série de debates sobre a temática da colaboração em música, com integrantes dos grupos que participam do festival.

10h às 10h55 - Peter Phillips (Tallis Scholars): uma conversa acerca da música vocal de câmara

O Tallis Scholars é um dos mais célebres conjuntos vocais de todo o mundo. Suas performances em gravações e concertos fizeram do grupo um dos expoentes da música sacra da Renascença na atualidade. Nesta fala, o fundador do conjunto discorre sobre a atividade vocal no formato camerístico.
Com Peter Phillips, fundador do Tallis Scholars, conjunto que realiza cerca de 70 apresentações anuais, Tallis Scholars acumula prêmios e distinções, já tendo realizado mais de 2 mil concertos em 45 anos de atividades.
Mediação: Leonardo Martinelli e Camila Fresca.

11h às 12h30 - Mesa 1 - Música de câmara hoje

Boa parte do repertório entendido como música de câmara nasceu não como "música de palco", mas como peças para usufruto doméstico, interpretadas em reuniões caseiras por grupos de ocasião, integrados por amadores e profissionais. O século XX testemunhou o surgimento dos grupos de câmara profissionais, estimulados pelos circuito profissional de concertos e pela indústria fonográfica. Quais os principais desafios que os grupos estáveis enfrentam hoje em dia? Como é o processo de escolha de repertório e da "vocação" do grupo? Como é a dinâmica entre a carreira junto ao grupo e outras atividades paralelas (tais como carreira solista ou em uma orquestra ou coral)?
Com  Peter Phillips, do Tallis Scholars, Catherine Carter, integrante do grupo Troupe, Charlotte Maclet do Quarteto Zaïde, e Ricardo Bologna, integrante do Duo Contexto).
Mediação: Leonardo Martinelli.

12h35 às 13h Pocket-concert: Quarteto Zaïde

13h às 14h - Almoço

14h30 às 16h - Mesa 2 - Tutti ou solo? A música de câmara com solista

Toda formação camerística tem repertório e desafios próprios. Porém, ao longo da história da música várias combinações foram exploradas a partir de alguns padrões: quartetos que viram quintetos, trios que viram quartetos, muitas vezes adicionando-se instrumentos de timbre radicalmente diferente da formação padrão. Quais são os desafios técnicos e artísticos desse repertório, tanto do ponto de vista do grupo, como do músico convidado? Quando um trabalho de ocasião pode virar relacionamento duradouro?
Com Elisa Fukuda, membro do Quarteto Camargo Guarnieri, Zeynep Özsuca do Berlin Counterpoint, Eduardo Leandro, do Duo Contexto Ovanir Buosi e Andreas Borregaard.
Mediação: Camila Frésca.

16h15 às 17h45 - Mesa 3 - Jack-in-a-box: intérpretes, compositores e a "criatura"
Direcionamento temático: a estreia de novas obras pode ser entendida como uma das mais nobres e desafiadoras empreitadas que um grupo de câmara pode ter. Quais os desafios um grupo tem sob essas circunstâncias encontra ao interpretar uma obra "sem passado"? Como os compositores lidam não apenas com a própria história da formação instrumental, mas com as peculiaridades do grupo que irá estrear sua obra? Quando os intérpretes guiam a composição e quando o compositor guia interpretação?
Com Sacha Rattle, do grupo Berlin Counterpoint, Fábio Cury do grupo Sopro Transcendente, Michelle Agnes e Leonardo Martinelli, compositores.
Mediação: Matheus Bitondi.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Data

26/11/2018 a 26/11/2018

Dias e Horários

Segunda, 10h às 20h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora