Atividades

Bate-papo com a autora do livro "Estranhos no mundo contemporâneo: exclusão social, preconceito e intolerância", de Luci Ribeiro.

Estranhos no mundo contemporâneo

Voltar para o início Estranhos no mundo contemporâneo

Programa

A proposta deste livro é oferecer uma visão panorâmica sobre a temática do estranho na contemporaneidade. O outro, tema inquietante nas ciências humanas, tem sido tematizado atualmente dentro de um arcabouço conceitual cujo núcleo é o reconhecimento da alteridade.  O outro é transformado em estranho devido ao seu desencaixe desviante, e por essa razão transforma-se em objeto de pesquisa e análise sociológica. 
 
Através de um mapeamento das abordagens de autores como Georg Simmel, Alfred Schütz, Norbert Elias e Zygmunt Bauman, este livro procura mostrar as variações da percepção do estranho. Nas abordagens do início do século XX, o lugar do estranho poderia ser facilmente distinguido, ao passo que as abordagens no final do século XX atestam uma generalização da condição do estranho no mundo globalizado. Simultaneamente, percebemos que as reivindicações com relação ao lugar do estranho na sociedade se deslocaram cada vez mais da questão da igualdade de direitos, para a questão do reconhecimento e da valorização das diferenças em uma sociedade crescentemente multicultural.
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de novembro, às 14h, pela Internet ou na unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto principal: Reprodução)

Palestrantes

Luci Ribeiro

Luci Ribeiro

Doutora em Sociologia pela Unicamp. É pesquisadora colaboradora no programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP. Dedica-se a temas da teoria social e tem pesquisado os temas da exclusão e marginalização social no Brasil.

Data

08/12/2014 a 08/12/2014

Dias e Horários

Segunda, 16h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora