Estratégias de Criação em Dança (e Artes Cênicas)
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A dança se insere hoje no panorama cultural da cidade e do país como uma atividade profissional crescente e carrega as constantes modificações dos processos do mundo globalizado. Hoje, o modo como pensamos o fazer em dança e em artes cênicas é desafiador, tanto para os artistas quanto para o público que tem agora que descobrir outras maneiras de ver e sentir um espetáculo.
Partindo do pressuposto que as artes cênicas trabalham com o tripé básico: Espaço - Tempo - Conteúdo, os processos de criação são eminentemente transdisciplinares e complexos, com ramificações diversas e possibilidades múltiplas. O "não-limite" passou a ser um pressuposto nas artes contemporâneas e os artistas precisam inventar seus próprios métodos em resposta a suas necessidades.
Mas, as artes cênicas dialogam de maneira bastante particular e alguns limites hão de ser observados, estudados, se não do ponto de vista conceitual, do ponto de vista estrutural. Assim, a questão passa a ser as escolhas feitas pelos criadores: escolhas conceituais, operacionais, técnicas, estéticas e até filosóficas - e serão estas escolhas que garantirão o processamento dos conceitos e a comunicação das idéias desses criadores. Sob este prisma, este curso pretende investigar alguns procedimentos de criação com foco na dramaturgia do corpo, que garantam uma comunicação entre a obra e o público de forma eficiente e poética.
Temas abordados: - Procedimentos de criação na história: classicismo, modernidade, contemporaneidade - Conceitos contemporâneos: o tripé espaço-tempo-conteúdo - Estudo de diferentes métodos de criação e procedimentos de montagem de espetáculo - A atuação dos diferentes autores de um espetáculo no processo de criação contemporâneo: o diretor, o coreógrafo, o intérprete-bailarino, o intérprete-ator, o iluminador, o cenógrafo, etc. Público alvo Criadores em geral, bailarinos, atores, coreógrafos, diretores, historiadores, gestores culturais, curadores de artes cênicas e interessados.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Mauro Kury)
Palestrantes
Lara Pinheiro
Coreógrafa, bailarina, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, foi diretora do Balé da Cidade de São Paulo de 2009 a 2014.
Bibliografia
BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2006.
FLUSSER, O universo Das Imagens Técnicas - Elogio da superficialidade. Santa Catarina: Annablumme, 2008
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
KATZ, Helena. A dança, pensamento do corpo. In. NOVAES, Adauto. (Org.). O Homem Máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das letras, 2003.
MAY, Rollo. A coragem de Criar. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo Comunicação e Cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 2001
VERAS, Alexandre. Título. In: CALDAS, Paulo; BRUM, Leonel. Dança em foco: videodança. Rio de janeiro, 2007.
Data
20/09/2016 a 29/09/2016
Dias e Horários
Terças e Quintas, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.