Atividades

As exposições e as disputas pela constituição de um campo teórico da arte na contemporaneidade

Estudos das exposições

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Programa

O curso analisa as exposições como objeto de pesquisa em arte, uma vez que dotadas de escolhas conceituais e materiais e também de dados dos seus contextos institucionais e geopolíticos. Ao longo de oito aulas, se pretende tecer um panorama inicial dos Estudos das Exposições, que reúnem ferramentas metodológicas e disputas pela constituição de um campo teórico da arte na contemporaneidade. A partir do caso de algumas mostras, poderão ser observados aspectos como os paradigmas expositivos, as relações institucionais, as autorias (curatorial, artística, arquitetônica, educacional etc.), os processos de criação e as estratégias de circulação. Além da abordagem das próprias mostras, será fomentado o debate sobre alguns dos primeiros textos de referência para os Estudos das Exposições.


 


Plano de Aulas:


ARQUITETURA: NARRATIVAS ESPACIAIS


1 – O cubo branco como paradigma expositivo nos primeiros anos do Modern Museum of Art (MoMA New York): referências e antecedentes


2 – Lina Bo Bardi e a busca de outros paradigmas expositivos


 


POLÍTICA INSTITUCIONAL: AUTORIAS EM RELACÃO


3 – As relações institucionais e suas agendas: o caso norte-americano no período da Guerra Fria e o boicote à Bienal de São Paulo


4 – When atitudes become form, Information e Do corpo à terra: exposições como laboratórios de criação


5 – A virada antropológica em Magiciens de La Terre e sua contraparte na 1ª Bienal de Havana


 


RECEPÇÃO: MEIOS E PÚBLICOS


6 – Younger than Jesus: mapeamentos de arte emergente e o capital juventude na arte


7 – A virada educacional na curadoria contemporânea: estudos de caso


 


DEBATE DE/POR UM CAMPO


8 – Confrontando perspectivas de Lucy Steeds e Claire Bishop 



Foto: Ricardo Amado


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Ana Maria Maia

Ana Maria Maia

Pesquisadora, professora e curadora de arte contemporânea. Doutoranda em Teoria e Crítica de Arte na ECA-USP. 

Mirtes Marins de Oliveira

Mirtes Marins de Oliveira

Curadora e crítica (doutora e mestre em Educação: História e Filosofia). Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana Lopes. As Bienais de São Paulo: da era do museu à era dos curadores, (1951-2001). São Paulo: Boitempo, 2004.

ALTSHULER, Bruce. Salon to Biennial – exhibitions that made Art History. Londres: Phaidon, 2008.

ALTSHULER, Bruce. Biennials and Beyond. Exhibitions that made Art History: 1962-2002. Phaidon Press, 2013 

BISHOP, Claire. Radical Museology. Londres: Koening Books, 2013.

GREENBERG, Reesa; FERGUNSON Bruce N; NAIRNE Sandy (Ed.). Thinking about exhibitions. Nova York: Routledge, 1996.

O`DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

RATTEMEYER, Christian. Exhibiting the New Art.”Op Losse Schroeven”and “When Attitudes Become Form” 1969. Londres: Afterall Books, 2010.

SALCEDO, Sônia. Cenário da Arquitetura da Arte. São Paulo: Martins, 2008.

STEEDS, Lucy. Making art global (Part 2): Magiciens de la terre. Londres: Afterall. (Exhibition Histories), 2013.

SPRICIGO, Vinicius. Modos de representação da Bienal de São Paulo. São Paulo: Hedra, 2011.

WEISS, Rachel. Making art global (Part 1): The Third Havana Biennial 1989. Londres: Afterall Books. (Exhibition Histories), 2011.

 

Data

14/10/2015 a 11/11/2015

Dias e Horários

Segundas e Quartas, 19h às 21h30.
*não haverá aula no feriado do dia 02/11.

Local

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira